Doutoranda desenvolve estudo inédito sobre sementes de braquiária

SINOMAR CALMONA

A agrônoma Giovana Ferraresi Guimarães

COLUNA - Sinomar

Data 06/04/2024
Horário 04:45
Foto: Homero Ferreira

Estudo que resultou na tese “Germinação, dormência, composição lipídica e alterações bioquímicas de sementes de Urochloa spp durante o armazenamento em duas condições” tem caráter inovador por não ter publicação científica que inclua análise do perfil lipídico no início e final do período de armazenamento dos sete principais cultivares da espécie popularmente conhecida como braquiária. A tese foi desenvolvida por Giovana Ferraresi Guimarães, graduada em Tecnologia em Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná, com a orientação da professora Dra. Ceci Castilho Custódio e coorientação do Dr. Alessandro de Lucca Braccini, em projeto de cunho interinstitucional envolvendo a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e a UEM (Universidade Estadual de Maringá). O trabalho teve a colaboração do Dr. Nelson Barbosa Machado Neto, da Unoeste. A qualidade da pesquisa resultou na obtenção de bolsa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A banca examinadora foi formada pela Dra. Ana Claudia Pacheco Santos e Dr. Tiago Benedito dos Santos, da Unoeste; e pela Dra. Martha Freire da Silva e Dr. Wanderley Dantas dos Santos, da UEM. Os experimentos ocorreram no Laboratório de Análise de Sementes, no campus 2 da Unoeste em Presidente Prudente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia. O mesmo no qual Giovana fez o mestrado e agora o doutorado, sendo aprovada para receber o título de Doutora em Agronomia. Pela mesma instituição possui especialização em Microbiologia.

BOM DIA
"A felicidade acontece quando o que você pensa, diz e faz estão em harmonia."
Gandhi

CUIDADOS COM A BOCA
Todo cuidado é pouco, já que a saúde bucal no Brasil não está entre as melhores. Seja por descaso, falta de informação ou qualquer outro motivo, milhões de desdentados esperam por uma dentadura no país. Segundo um especialista, apenas 55% dos adolescentes têm todos os dentes e 54% de adultos. É muito pouco.

DANÇA DE SALÃO
O Tênis Clube está com inscrições abertas para uma nova modalidade: a dança de salão com o professor Nélio de Paula. As aulas serão as terças e quintas-feiras, às 19h30. A dança de salão é muito mais do que simplesmente movimentar o corpo. Além de ser uma atividade descontraída, também pode ajudar na perda de peso e na manutenção da forma física. Ela contribui significativamente na diminuição do estresse, controle da ansiedade, melhora da comunicação, oportunidade de fazer novas amizades e elevação da autoestima. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp: (18) 98144-8070, diretamente com o professor Nélio de Paula.

HOJE É DIA DE FLASHBACK
O Ibiza Lounge Bar recebe na noite de hoje mais uma edição da tradicional balada flashback Discoteca 3.0. A festa dos anos 80 promete reviver a época dos embalos de sábado à noite com o comando dos DJs que fizeram história na noite prudentina. A festa deste sábado será uma homenagem às danceterias e boates que marcaram toda uma geração e que deixaram saudade. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Banca do Tênis, Alphamaster, on-line no eventou.com.br. Mais informações (18) 99703-9391. Uma noite imperdível de muita música boa, nostalgia e reencontros de amigos.

Publicidade

Veja também