Dra Maria Assunção faz palestra na Monalisa Joias

SINOMAR CALMONA

Médica falou sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico do câncer de mama

COLUNA - Sinomar

Data 19/10/2022
Horário 05:15

No Brasil, estima-se cerca de 59.700 casos novos deste tipo de câncer, para cada ano do biênio, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. A informação foi revelada pela mastologista, Maria Assunção de Azevedo Guedes, que falou sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico do câncer de mama, em palestra organizada pela ONG Amigas do Peito, na Monalisa Joias.

NEOPLASIA
Segundo a mastologista, Maria Assunção, o câncer de mama é um tipo de neoplasia que necessita ser olhado a partir de várias faces. “A mulher ao ser diagnosticada com o câncer de mama necessita de cuidado não só pela doença, mas em como isso interfere na sua vida, na família, no ambiente de trabalho, na sexualidade, na autoestima”, explicou. “Precisamos facilitar para que o acesso à informação e ao tratamento seja amplo e chegue até os centros mais carentes, para que assim as leis sejam cumpridas à risca”, afirmou Assunção. 

MAIS ACESSO
O acesso é uma das principais bandeiras que a mastologia brasileira tem levantado nos últimos anos. Nesse Outubro Rosa, a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia)  lançou a campanha “Mais acesso para celebrar a vida”, que tem como conceito mostrar a vida, ou seja, se as mulheres tiverem mais acesso ao diagnóstico e tratamento, poderão continuar a viver com alegria. 

MATSUDA ROSA
O Grupo Matsuda realizou a oitava edição do Matsuda Rosa no dia 13 de outubro, em Álvares Machado, na matriz da empresa. O evento já faz parte do calendário oficial do grupo. É uma campanha de conscientização, que tem como principal objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As colaboradoras e familiares acompanharam a palestra da mastologista, Maria Assunção de Azevedo e da ginecologista Elza Yamashiro, que desde a primeira edição do Matsuda Rosa, participa e ajuda na conscientização das mulheres. Recebemos ainda o ônibus da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente), para que as participantes pudessem realizar o exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame também conhecido como papanicolau.

PARTICIPANTES DO MATSUDA ROSA

RAPIDINHAS 
...
Hoje é o Dia do Poeta. Quem já não compôs um versinho qualquer na vida?
...
Família Dazan ser reunirá dia 12 de novembro no salão paroquial da Igreja Santa Rita, para comemorar os 100 anos de d. Olga Maffei Dazan.
...
A festa de d . Olga está sendo organizada pelo filho Lelio Dazan, que espera reunir as quatro irmãs Maffei, sua mãe com 100, e as outras três irmãs respectivamente com 97, 95 e 92 anos.
...
Denise Dazan, que mora na Alemanha, vem ao Brasil especialmente para a festa de 100 anos de sua avó.
...
Neste domingo (23/10), das 9h às 12h, haverá uma apresentação especial em comemoração ao Dia das Crianças, na Praça da Juventude Francisco Vinha do bairro Ana Jacinta.
...
A apresentação será feita pelos alunos do Projeto Meca das oficinas de Violino, Jazz e Ballet, que ocorrem na Praça da Juventude do Ana Jacinta e na Praça da Juventude do Humberto Salvador.
...
Ponto final: O bom de 2021 é que ele está acabando.

Publicidade

Veja também