Drive-thru da Reciclagem faz alusão ao Dia Mundial da Limpeza

Materiais coletados serão encaminhados à Cooperlix de Presidente Prudente; “Eu cuido do meu quadrado” é a temática desse ano

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/09/2020
Horário 13:40
 Eudes Elias da Silva: Desde o dia 28 de agosto que ações estão sendo mobilizadas em alusão ao dia
 Eudes Elias da Silva: Desde o dia 28 de agosto que ações estão sendo mobilizadas em alusão ao dia

O World Cleanup Day, Dia Mundial da Limpeza, nasceu em 2008 na Estônia, com o intuito de recolher os resíduos sólidos que prejudicam o meio ambiente. Ano após ano a empreitada foi ganhando mais países adeptos e hoje, já atinge mais de 180 países. Em Presidente Prudente, a participação não ficou de fora, uma vez que a Rede Amor e Esperança e a Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis) organizaram ontem um Drive-thru da Reciclagem em alusão ao dia.

No Parque do Povo, oito voluntários se juntaram para recepcionar os materiais descartáveis, como lixo eletrônico, óleo de cozinha, exames de raio-x, enfim, reciclagens em geral. Eudes Elias da Silva, presidente da Rede Amor e Esperança, explica que esse formato foi adaptado para esse ano por conta da pandemia da Covid-19, “a fim de trazer mais segurança aos voluntários e participantes”.

“Por conta pandemia, no início achamos que fosse atrapalhar, que fosse impossível de realizar. Mas ocorreu o contrário, ganhou uma proporção até maior. Mais pessoas começaram a limpar a casa, com ações de limpeza na gaveta e no quintal, por exemplo” completa. E ainda de acordo com ele, isso faz ainda mais jus à temática desse ano “Eu cuido do meu quadrado”. “Se a gente age localmente vamos atingir o mundo todo”, completa.

Com essas e outras ações que vêm sendo realizadas desde o dia 28 de agosto, também em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, Eudes estima que sejam arrecadados aproximadamente 3 t (toneladas) de resíduos sólidos. “Somente na primeira ação, que também foi um drive-thru, recolhemos 1,5 t, que foi no Dia do Voluntariado”, cita.

“É importante que todos tentem participar de alguma forma, seja no drive-thru ou realizando uma limpeza em casa. Como eu disse antes, se a gente limpa o nosso quadrado o mundo todo já será atingido pelas melhorias que isso promove ao meio ambiente”, finaliza.

SERVIÇO

Para quem não teve a oportunidade de doar ao longo da ação pode entrar em contato com a Cooperlix, para agendar a retirar do material. O telefone de contato é o (18) 98139-4821.

 

World Cleanup Day
Essa ideia começou no pequeno país da Estônia, no norte da Europa, em 2008. 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Naquele dia, um movimento cívico global ascendente nasceu e se espalhou pelo globo. Desde então, todo dia 15 de setembro são feitas as ações em alusão ao movimento mundial.

 

 

Publicidade

Veja também