DRS de Marília regride e toda a região de Prudente fica na fase vermelha

Com isso, mais 10 cidades que pertencem à 10ª Região Administrativa terão restrição total de comércios e serviços não essenciais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 26/02/2021
Horário 15:01
Foto: Divulgação
Região de Marília acompanha DRS de Prudente na fase vermelha
Região de Marília acompanha DRS de Prudente na fase vermelha

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira a 23ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo de controle da pandemia. A piora nos índices de avanço do coronavírus no interior deixa o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília (SP), que engloba 10 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, na fase vermelha, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. O DRS de Presidente Prudente, ao qual pertencem 43 municípios da região administrativa, permanece nessa fase.

A nova reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira. 

Foto: Divulgação - Indicadores epidemiológicos e de capacidade hospitalar de cada região

"Quero transmitir a minha solidariedade, como ser humano, como pai de família, a tantos que perderam seus parentes, seus amigos, seus colegas. Perdemos 251 mil vidas até a noite de ontem, das quais 59.129 em São Paulo. É a maior tragédia da história do país", disse Doria. "A segunda onda está sendo potencialmente mais trágica que a primeira. Isso é um fato triste. Por isso, peço que todos que estão nos acompanhando em São Paulo sigam o toque de restrição e as orientações do Plano São Paulo. Não é razoável, nem há compreensão para aqueles que negam a gravidade da atual situação", completou o governador. 

Na etapa de restrição máxima, só há funcionamento normal de farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Desde a última reclassificação, no dia 19, nas etapas laranja e vermelha, permanece o limite entre 6h e 20h para a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

O resumo com as informações sobre a reclassificação do Plano São Paulo e os indicadores epidemiológicos e de capacidade hospitalar de cada região estão disponíveis no link issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_plano_sp.pptx.

Municípios que pertencem ao DRS de Marília:

Adamantina
Flórida Paulista
Inúbia Paulista
Lucélia
Mariápolis
Osvaldo cruz
Pacaembu
Pracinha
Sagres
Salmourão

Municípios que pertencem ao DRS de Presidente Prudente:

Alfredo Marcondes
Álvares Machado
Anhumas
Caiabu
Caiuá
Dracena
Emilianópolis
Estrela do Norte
Euclides da Cunha Paulista
Flora Rica
Iepê
Indiana
Irapuru
Junqueirópolis
Marabá Paulista
Martinópolis
Mirante do Paranapanema
Monte Castelo
Nantes
Narandiba
Nova Guataporanga
Ouro Verde
Panorama
Paulicéia
Piquerobi
Pirapozinho
Presidente Bernardes
Presidente Epitácio
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
Rancharia
Regente Feijó
Ribeirão dos Índios
Rosana
Sandovalina
Santa Mercedes
Santo Anastácio
Santo Expedito
São João do Pau D'alho
Taciba
Tarabai
Teodoro Sampaio
Tupi Paulista

Publicidade

Veja também