Dupla da Adapp é chamada para treinos do paulista

Meu objetivo é treinar bem, aprimorar minha forma física e psicológica, para deixar uma boa impressão aos técnicos", afirma o pivô.

Esportes - Jean Ramalho

Data 07/06/2014
Horário 08:32
 

Parceiros na equipe de basquete sobre rodas da Adapp (Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente)/Unesp, o armador João Pedro, 21, e o pivô Leonardo Melo, 19, terão uma jornada especial hoje. Convocados no inicio da semana, pela FPBSR (Federação Paulista da modalidade), os atletas passarão por uma sessão de treinamentos com a seleção estadual. Os treinos serão realizados hoje, das 9h às 15h, no ginásio de esportes Romão de Souza, em Jundiaí (SP).

Jornal O Imparcial Atletas Leonardo Melo e João Pedro embarcaram na manhã de ontem para Jundiai

A dupla foi confirmada na lista dos selecionáveis e 1º deste mês. No total, 19 jogadores de dez equipes diferentes foram convocados pela comissão técnica, que é composta pelos treinadores: Ana Cardoso, Rita de Cássia, Cristiane Antonelli e Sileno Santos. No elenco prudentino desde 2009, com uma breve passagem pelo Águias, de São Paulo, onde conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, na temporada passada, João Pedro conta que o objetivo dos treinamentos é preparar os atletas para o Campeonato Regional Interseleções, que será disputado no segundo semestre.

Além disso, o armador revela ainda, que treinos como esses são promovidos rotineiramente, em parceria com a CBBC (Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas), e visam preparar os jogadores para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. João Pedro, inclusive, figura na lista dos 20 atletas pré-convocados para integrar a seleção brasileira intermediária, formada para disputar, além das Paralimpíadas de 2016, campeonatos nos anos de 2017 e 2020.

"Esses treinamentos servem para aprimorar nossas qualidades técnicas, através do convívio com os principais atletas da modalidade e com os melhores técnicos do país. Como atleta, sempre procuro me dedicar cada dia mais nos treinamentos, então, alimento a esperança de poder defender meu país nas Paralimpíadas", comenta o armador, que defendeu a seleção paulista no ano passado, quando se sagrou vice-campeão do Regional Interseleções.

 

Chance da vida

Menos experiente dentro das quadras, Leonardo Melo terá sua primeira oportunidade com as cores de São Paulo. Jogador de basquete há cerca de dois anos, o pivô se destaca também na função de atleta. Tanto que, em 2013, conquistou três medalhas nas Paralimpíadas Escolares, sendo um ouro no arremesso do peso, uma prata no lançamento de dardo e um bronze nos 100 metros cadeirante.

A dupla embarcou rumo à capital estadual na manhã de ontem, levando na bagagem o anseio pelo aperfeiçoamento de suas qualidades, assim como pela possibilidade de representar o Estado ou o Brasil em competições futuras. "Estou bastante feliz e me sentindo preparado para demonstrar todo meu potencial. Meu objetivo é treinar bem, aprimorar minha forma física e psicológica, para deixar uma boa impressão aos técnicos", afirma o pivô.

Para Isaque Augusto, comandante da dupla na Adapp/Unesp, ter atletas convocados significa, além de tudo, o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na  equipe. "Como técnico, é uma satisfação imensa, pois significa que nosso trabalho está sendo notado. É sinal de que estamos progredindo e que estamos no caminho certo. Fico feliz também pelos meninos, pois são jogadores novos, que têm tudo para dar certo no esporte", considera o treinador.

 

Adapp/Unesp

Atualmente, os atletas defendem as cores da Adapp/Unesp nas disputas do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A última partida da equipe pelo certame foi em 24 de maio, quando os prudentino venceram a Adad (Associação de Amigos Deficientes), de Ribeirão Preto, pelo placar de 42 a 36. Naquele mesmo fim de semana, o time disputou ainda um torneio amistoso em comemoração aos 15 anos do projeto de basquete sobre rodas da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

No torneio, a Adapp/Unesp mediu força com outras quatro equipes e ficou com o título após vencer Lucas do Rio Verde na final, por 45 a 24. O time prudentino volta às quadras contra o GAADIN (Grupo de Apoio dos Amigos Deficientes de Indaiatuba), em 15 deste mês, na casa do edversário, pela terceira rodada do Paulista da Segunda Divisão.
Publicidade

Veja também