Dupla da região garante vaga no Sul-Americano

Ela conquistou esse resultado no Mundial Juvenil em Eugente, nos Estados Unidos, entre 22 e 27 de julho. Para isso, fez um lançamento de 58,03 m. Anteontem, venceu o arremesso do peso, com a marca de 15,91 m.

Esportes - Jefferson Martins

Data 09/09/2014
Horário 07:50
 

A adamantinense Izabela Rodrigues da Silva e o dracenense Mateus Daniel Adão de Sá conquistaram três medalhas de ouro no 10º Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo. Cerca de 400 competidores de 23 Estados e do Distrito Federal, além de convidados do Chile e do Uruguai, atuaram no último fim de semana, em São Paulo, no estádio Adhemar Ferreira da Silva, localizado no COTP (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa). Com esses resultados, a dupla da região de Presidente Prudente se classificou para o Sul-Americano Sub-23, que será disputado entre 3 e 5 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai.

Jornal O Imparcial Izabela Rodrigues, de Adamantina, garantiu dois ouros no Campeonato Brasileiro Sub-23, em São Paulo, no fim de semana

O primeiro triunfo veio no lançamento do disco, no sábado, primeiro dia de competição, que foi organizada pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Izabela fez a marca de 54,46 metros. "Foi uma competição difícil. Não consegui acertar os lançamentos, mas estou animada para o Sul-Americano", declarou a jovem em nota da Assessoria de Imprensa da CBAt.

Izabela é a atual campeã mundial do lançamento do disco, mas na categoria juvenil (até 19 anos). Ela conquistou esse resultado no Mundial Juvenil em Eugente, nos Estados Unidos, entre 22 e 27 de julho. Para isso, fez um lançamento de 58,03 m. Anteontem, venceu o arremesso do peso, com a marca de 15,91 m.

Mateus Daniel Adão de Sá, de Dracena e atleta da Orcampi/Unimed, de Campinas, conquistou o primeiro lugar no salto triplo ao atingir a marca de 16,33 m e, assim, se qualificou para o Sul-Americano. Já Gabriele Sousa dos Santos, que é atleta do Rezende, de Piracicaba, e treina em Presidente Prudente, conseguiu dois terceiros lugares: no salto triplo, com a marca de 13,09 m, e no salto em distância atingindo 6,08 m. No entanto, não conquistou índice para o Sul-Americano. Lucas Marcelino dos Santos, de Adamantina e corre pela Orcampi/Unimed, não chegou a disputar a final no salto em distância.

 

Turma prudentina


Segundo o técnico Dino de Aguiar Cintra Filho, da Fundacte/Centro de Excelência/Semepp, embora não tenham se classificado para o Sul-Americano, os atletas da equipe, que disputaram o Brasileiro, atingiram os objetivos esperados. "Para nós, a competição serviria mais como preparação para o Troféu Brasil e para o Brasileiro de Menores ", garante Dino Filho.

No salto com vara, Bruno Germano Spinelli, sexto lugar nos JOJ (Jogos Olímpicos da Juventude), em Nanquim, na China, entre 16 e 28 de agosto, com a marca de 4,85 m, não conseguiu repetir a boa marca no Brasileiro Sub-23. Ele foi o terceiro colocado saltando 4,50 m. Outro prudentino que participou pela modalidade foi Lucas Rodrigues Ramos, porém, não conseguiu saltar devido ao fato de estar voltando de lesão.

Já Alexandre Silva da Paixão foi o quinto no salto triplo, com a marca de 15,72 m. Jackson César da Silva foi quarto nos 200 m, com o tempo de 21s19, e sexto nos 100 m, com 10s58. Estevão de Souza Lima enfrentou o decatlo, mas não conseguiu completar o desafio que reúne 10 provas.

 

 

SAIBA MAIS

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Os três melhores Estados na classificação geral do Brasileiro foram: São Paulo em primeiro, com 72 medalhas, sendo 21 ouros, 27 pratas e 24 bronzes. Seguido pelo Rio de Janeiro, com um total de 20: nove de ouro, seis de prata e cinco de bronze. E em terceiro, o Distrito Federal, com três de ouro, uma de prata e duas de bronze, totalizando seis medalhas.
Publicidade

Veja também