Dupla de PP encara 15º Mundial Indoor

Isso porque, o prudentino é o atual campeão indoor da prova, conquistado na edição de 2012, em Istambul, na Turquia.

Esportes - Jean Ramalho

Data 06/03/2014
Horário 08:35
 

Enquanto não embarca rumo a Santiago, no Chile, onde disputará os Jogos Sul-Americanos, entre os dias 13 e 16 deste mês, o saltador Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, Duda, 27 anos, encara de amanhã até domingo, a 15ª edição do Campeonato Mundial Indoor. O torneio será realizado em Sopot, na Polônia, com a participação de 587 atletas, sendo 310 homens e 277 mulheres, de 141 países. Além dele, o treinador prudentino, que hoje atua em São José do Rio Preto, Aristides de Andrade Junqueira Neto, Tide, também integra a delegação brasileira na competição.

Jornal O Imparcial Duda disputará o salto em distância, sob o comando de Tide, a partir de amanhã, na Polônia

Atual número 18 do ranking do salto em distância da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf na sigla em inglês), com a marca de 7,98 metros, obtida durante o Campeonato Nacional de Clubes em Pista Coberta de Portugal, em Pombal, Duda vai defender o título mundial no evento polonês. Isso porque, o prudentino é o atual campeão indoor da prova, conquistado na edição de 2012, em Istambul, na Turquia.

Na temporada passada, Duda terminou na primeira posição no ranking nacional da prova, com a marca de 8,31 m, conforme listagem da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Na Polônia, o saltador será o primeiro brasileiro a pisar na pista da Ergo Arena, amanhã, a partir das 15h20 (horário de Brasília), durante a etapa de qualificação. "Fiz uma preparação boa. Tive algumas lesões e não pude chegar tão forte como gostaria. Apesar das dificuldades, estou com boa velocidade e pronto para obter o melhor resultado possível", afirma o atleta em nota da Assessoria de Imprensa da CBAt.

Organizado pela Iaaf, o Mundial Indoor terá a participação de sete competidores brasileiros, sendo quatro no masculino e três no feminino. Além de Duda, o País terá Anderson de Freitas Henriques nos 400 m, como também Augusto Dutra da Silva de Oliveira e Thiago Braz da Silva, ambos no salto com vara. Entre as mulheres, Franciela das Graças Krasucki, nos 60 m; Fabiana de Almeida Murer, no salto com vara; e Keila da Silva Costa, no salto triplo, vestem as cores do Brasil.

 

Campeões mundiais


Com a chefia de Marcos Paulo Garcia de Andrade, a delegação brasileira será composta ainda por dois treinadores. Entre eles está Tide, que atualmente orienta Duda em São José do Rio Preto. Ao seu lado, Elson Miranda de Souza completa a comissão técnica, que será respaldada pelos delegados Antonio Carlos Gomes e Daniel Bernardo das Neves; pelo médico Cristiano Frota de Souza Laurino; o fisioterapeuta Rodrigo Solla Iglesias; o massagista Washington Pereira da Costa; a psicóloga Simone Meyer Sanches Mendes; e a nutricionista Danielli Botture Pereira Lopes.

De acordo com informações da CBAt, em toda a história do campeonato, que foi disputado oficialmente pela primeira vez em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, o Brasil conquistou 14 medalhas. Nesta edição, além de Duda, o Brasil será representado por Fabiana Murer, que também foi campeã mundial indoor no salto com vara, na edição de Doha, no Catar, em 2010.
Publicidade

Veja também