EAD semipresencial na Zootecnia

OPINIÃO - Ana Claudia Ambiel

Data 09/12/2021
Horário 05:00

Após 15 anos coordenando um curso superior presencial em Zootecnia, recebi a missão de elaborar o projeto pedagógico desse mesmo curso, porém na modalidade educação a distância (EAD) semipresencial. Claro que no primeiro momento, e como em tudo que é novo, nos causa uma certa insegurança. Mas ao mesmo tempo, foi a oportunidade de trazer para mim a responsabilidade e aceitar o desafio, sabendo que os anos de experiência na docência e gestão de curso, a qualidade e comprometimento da minha equipe (corpo docente) e o apoio do núcleo de ensino a distância e de toda a instituição seriam fundamentais para elaborar o melhor projeto possível, pois seria o primeiro nessa modalidade no Brasil, e poderá servir de referência.
A EAD semipresencial é um modelo no qual o conteúdo teórico é ministrado de forma não presencial, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). E nos encontros presenciais são desenvolvidos os conteúdos práticos das disciplinas. 
É importante destacar a importância das aulas práticas, pois o zootecnista, ao longo da sua formação, deve desenvolver a capacidade de fazer relações entre o solo, a planta, o animal, o ambiente e o homem e isso só é possível quando o aluno vivencia e tem contato prático com os diferentes sistemas de produção. O aluno tem que conhecer, visualizar, sentir, tocar e experimentar todas as fases de um sistema de produção animal.   
Com 125 cursos de Zootecnia no Brasil ativos, de acordo com o MEC, sendo 85% público e presenciais, a demanda por profissionais é crescente, pois o agronegócio brasileiro movimenta a economia do país. O PIB (Produto Interno Bruto), calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), avançou 24,31% em 2020, frente a 2019, e alcançou participação de 26,6% no PIB (participação que era de 20,5% em 2019).
O excelente desempenho em 2020 foi registrado para os dois ramos do agronegócio. O PIB do ramo agrícola teve alta de 24,2%, e o do ramo pecuário, de 24,56%. Para o segmento primário de base pecuária, todas as atividades acompanhadas apresentaram crescimento de faturamento anual em 2020. 
Com a internet 5G e a promessa do sinal cobrir as áreas rurais do Brasil, o ensino profissional em áreas ligadas à produção animal e vegetal na modalidade EAD terão uma enorme contribuição social e econômica. Isso porque, permitirá a qualificação profissional, a permanência dos jovens no campo e viabilizará o desenvolvimento e a aplicação das tecnologias de produção, contribuindo para a segurança alimentar e sustentabilidade social, ambiental e econômicas dos diferentes sistemas de produção animal e vegetal.
Os alunos do curso de Zootecnia EAD semipresencial estão em busca das boas oportunidades no mundo do trabalho no agronegócio, que serão cada vez maiores com a tecnificação dos sistemas de produção. Para esses alunos que buscam o curso, na maioria com idade entre 30 a 50 anos, vários na segunda graduação, a fala é unânime: não seria possível fazer um curso presencial, seja pela ausência do curso na região que reside e/ou pela obrigatoriedade de conciliar com o trabalho. 
Conhecendo as histórias de vida dos alunos matriculados na 1ª turma do curso de Zootecnia EAD semi, tenho a certeza de que o projeto faz todo sentido, pois permite a realização de sonhos e a contribuirá para o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro.
 

Publicidade

Veja também