EAD Unoeste obtém conceito 5 em recredenciamento no MEC

Alcance da pontuação máxima reafirma qualidade do ensino, capacidade da gestão e excelente infraestrutura

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/04/2023
Horário 09:26
Foto: Ector Gervasoni
EAD Unoeste apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo
EAD Unoeste apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo

O EAD Unoeste (Ensino à Distância da Universidade do Oeste Paulista)  obtém seu recredenciamento no MEC (Ministério da Educação) com a obtenção do conceito 5, que é a pontuação máxima. Fato comemorado pela universidade e, especialmente, no Nead (Núcleo de Educação a Distância) por meio do qual são ofertados 30 cursos de graduação e 53 de pós-graduação em nível de especialização, além de cursos de extensão e de aperfeiçoamento. Uma conquista que contempla alunos e egressos com o “peso” do diploma de uma instituição que tem nessa modalidade de ensino superior a mesma qualidade do presencial há mais de 50 anos, reafirmada em avaliação do órgão máximo da educação brasileira.

O processo de recredenciamento teve início no começo do ano passado com o preenchimento de formulário eletrônico. Inicialmente, o ministério tinha marcado a avaliação para 14 de setembro de 2022, sem saber que era feriado municipal pelo aniversário de Presidente Prudente. Então, dentro do cronograma de avaliações, a da Unoeste ficou para o período de 29 a 31 de março de 2023. Portanto, durante três dias as análises foram processadas em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional (conceito 5,0), desenvolvimento institucional (4,86), políticas acadêmicas (4,83), políticas de gestão (5,0) e infraestrutura (4,94).

 

CONQUISTA POR VÁRIOS FATORES

Os chamados conceitos contínuos têm essa variação na pontuação e são arredondados para cima no conceito fixo. Critérios que resultam no conceito 5. Falando em nome de toda a equipe do Nead, a diretora Sonia Sanae Sato, a coordenadora pedagógica Dayane Miralha de Carvalho Sano e o coordenador de tecnologia e produção de materiais Mário Augusto Pasoti, disseram que a conquista de uma série de fatores incluí o modelo acadêmico pedagógico de trabalhar com professores titulados mestre e doutores. O modelo apresenta alguns diferenciais e um deles é a oferta de aula ao vivo, transmitida em tempo real. Isso proporciona ao aluno trocar ideias e tirar dúvidas.

O suporte dado aos alunos do EAD Unoeste, além dos professores conectados, inicia mesmo antes da matrícula. Equipes dão todo suporte nas partes acadêmica e tecnológica. Assim sendo, os alunos são assistidos em todos os momentos, de tal forma que sempre estão amparados por alguém. Há o compromisso constante de acolhimento dos alunos. Em todo início de período letivo é realizada a semana de recepção, com a oferta de instruções gerais para que possa tirar o máximo de proveito de tudo que é disponibilizado, incluindo o ambiente virtual de aprendizagem Aprender; as metodologias que são aplicadas; e os serviços de suporte e de apoio.

COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS
Os ingressantes são orientados sobre as possibilidades de extensão, de pesquisa e de intercâmbio; cujas informações vão sendo transmitidas sempre que surgem novas oportunidades. Como resultado das excelentes infraestruturas física e tecnológica, na qual a Unoeste investe muito, frequentemente são desenvolvidas atividades com os alunos, sejam elas curriculares ou extracurriculares. Quando ocorrem na sede em Prudente, com a participação presencial, são transmitidas para os demais alunos do curso ou cursos envolvidos.  As equipes do Nead atuam tão comprometidas com o ensino a distância que os alunos são permanentemente estimulados.

Ao comentarem sobre comprometimento, a manifestação é de reconhecimento e gratidão a todos que estiveram envolvidos no processo de recredenciamento, incluindo o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, os profissionais administrativo e técnico de diferentes departamentos, coordenadores, professores e alunos ouvidos na avaliação do MEC, que deram depoimentos maravilhosos, sustentados em fatos absolutamente reais. O primeiro dia foi de avaliação on-line e nos dois dias seguintes os avaliadores procederam a análise documental, na busca de evidências. O conceito do recredenciamento foi divulgado no começa desta semana.

ESCOLHAS DO EAD UNOESTE
No histórico recente, dentre os muitos acontecimentos relevantes e que ratificam a qualidade do ensino estão as escolhas e convites ao EAD Unoeste para aberturas de polos no Japão e em Itapeva e Sorocaba, no interior paulista. Estes dois últimos estão entre os mais de 100 polos espalhados pelo Brasil; além dos campi da Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá. O polo japonês na cidade de Óta, na província de Gunna e a 80 Km de Tóquio, desde 2021 está instalado da Escola Paralelo que possui o status Gakkou Houjin  de estabelecimento de ensino privado com o  reconhecimento dos ministérios da educação brasileiro e japonês. A dona da escola é a paranaense Joana Faustino Ishii, professora formado no curso de Letras da Unoeste.
Pelo Instituto de Gestão e Cidadania (Igesc), mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba e Região, foi instalado o primeiro polo em 2021 na sub-sede de Itapeva e em 2022 o segundo na sede em Sorocaba. Pelo Igesc estiveram envolvidos a diretora Rute Bueno Caires e coordenador Flávio Vieira de Melo, que escolheram o EAD Unoeste, entre várias instituições que oferecem ensino a distância no Brasil, pela seriedade e qualidade do ensino. O presidente do sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logísticas, Paulo João Eustasia, agora pretende instalar polos do ensino a distância do EAD Unoeste em Fortaleza (CE) e Vitória (ES).

 

 

Publicidade

Veja também