Ed Thomas não descarta possibilidade de lockdown

Somente na noite de ontem, em plena quarta-feira, serviço de atendimento 156 recebeu 26 denúncias de aglomerações em Presidente Prudente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/02/2021
Horário 11:56
Foto: Roberto Kawasaki
Prefeito lembra que os mais jovens também estão sendo internados
Prefeito lembra que os mais jovens também estão sendo internados

O prefeito Ed Thomas (PSB) reuniu a imprensa na manhã de hoje, para falar sobre as medidas adotadas pela Prefeitura de Presidente Prudente a fim de minimizar a disseminação da Covid-19. Durante o encontro, o chefe do Executivo afirmou a O Imparcial que não descarta a possibilidade de o município entrar em lockdown. 

“Se precisar ser tomada essa decisão, nós vamos tomar”, alerta o prefeito. De acordo com a Prefeitura, somente ontem, em plena quarta-feira à noite, o atendimento 156 que teve o serviço estendido para o período noturno, recebeu 26 denúncias de aglomerações em chácaras, postos de combustíveis dentre outros estabelecimentos.

“O termômetro será hoje à noite, e amanhã. Será que precisa desenhar? Não, né! Então, tem a possibilidade sim [de lockdown]”.

Entre os que mais participam dos eventos clandestinos, estão os jovens que, conforme o prefeito, sempre foram os transmissores do vírus. “Se achavam tão imunes, agora, estão sendo internados. Olha o poder que o vírus tem, já está matando meninos, meninas e adolescentes”, lamenta.

O Conseg (Conselho de Segurança Comunitário) Centro-Sul chegou a publicar em suas redes sociais alguns eventos que seriam realizados neste final de semana, que foram alvos de denúncias. Boa parte deles frequentados por jovens. 

(A reportagem se equivocou ao dizer que a publicação seria da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).

Leitos de UTI 100% ocupados

Ontem, a Prefeitura anunciou que a ocupação atual é de 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid em todos os hospitais do município. Diante disso, foi convocada uma reunião de emergência para tratar sobre a situação dos leitos hospitalares para tratamento de pacientes infectados.

Para minimizar as chances de disseminação do vírus, o chefe do Executivo determinou:

  • a ampliação do horário de fiscalização por parte dos agentes da Visa (Vigilância Sanitária), que se estenderá até a madrugada;
  • o serviço de atendimento 156 também passará a ter plantão noturno
  • abertura de 10 leitos de terapia intensiva na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, que será viabilizada pelo município.

Se mesmo assim o cenário prudentino não mudar, as medidas mais restritivas serão adotadas, como o retorno para a fase vermelha do Plano São Paulo.


Foto: Mariana Padovan/Secom - Reunião de emergência convocada pelo prefeito ocorreu ontem à tarde

“A gente sabe que o fechamento é sempre prejudicial àqueles que mais trabalham organizadamente, eles não podem pagar esse preço. A decisão que precisar tomar, nós vamos tomar. Mas tem a decisão do governo do Estado que é dele e no momento em que nós estamos vivendo hoje, tudo lotado, é fase vermelha, não tem outro jeito, embora o Estado esteja em estabilidade, mas nós não”, considera Ed Thomas.

“Todos sabem da defesa que sempre fiz do comércio, que defendo a economia, o direito de trabalhar, pagar as contas, de ter realmente conforto. A Prefeitura alertou, na semana passada, e essas pessoas são as prejudicadas mais uma vez, e não deveria. Já vai para um ano, pessoas quebraram, não abrem mais suas portas, e pessoas morreram e não voltam mais”, lamenta.

“Nesse instante, o essencial é ‘ter responsabilidade’. É simples, cada um fazer a sua parte um pouco mais. Prudente aberta só depende de você!”

SAIBA MAIS

Todos os hospitais de Prudente estão com 100% dos leitos de UTI ocupados

Publicidade

Veja também