Publicidade

Ed Thomas: poder de humanizar

No rádio e na atuação parlamentar tem o histórico de dar voz e vez às pessoas, em mais de 40 anos de profissão e nos últimos 20 anos como parlamentar municipal e estadual

REGIÃO - HOMERO FERREIRA

Data 14/06/2020
Horário 05:24
Ed Thomas na Assembleia Legislativa: deputado pela 4ª vez Foto: Ed Thomas na Assembleia Legislativa: deputado pela 4ª vez

A Política Nacional de Humanização do SUS (Sistema Único de Saúde) deu evidência às relações entre gestores, trabalhadores e usuários. A iniciativa de 2003 foi ganhando corpo e o conceito foi se expandido para outras áreas. A comunicação social é uma delas, com o jornalismo valorizando o personagem tanto quanto o conteúdo. O que é dito tem a importância de quem diz. Reconhecer o outro é dar voz e vez, ainda que seja pelo diálogo mental entre emissor e receptor, algo muito presente na radiodifusão e que é provocado pela sensorialidade.

O radialista e deputado Ed Thomas tem em seu código genético o poder de humanizar as suas relações, o que pode ser testemunhado pelos que convivem com ele há muitos anos. O amor é o seu jeito de lidar com as pessoas. Fala de coração para coração. Quando começou a sua carreira, era um tempo que se falava menos e tocava mais música. Mas ele já fazia a diferença, pois todas as emissoras tinham os mesmos discos, mas só uma contava com o Ed Thomas que, até pelo simples anunciar de uma música, conquistava mais ouvintes que a concorrência.

 

CAMPEÃO DE

AUDIÊNCIA

Líder de audiência; transportou sua popularidade para a política. Permanece como parlamentar por seis legislaturas seguidas: duas municipais e quatro estaduais. Essa longevidade nasceu da relação com o povo no rádio e nas apresentações de eventos, mas se estabeleceu com a força de sua atuação política em várias áreas. Dentre as leis municipais, estão a que acabou com o nepotismo e a que impôs a obrigatoriedade do teste da orelhinha em recém-nascidos. Dentre as várias ações, as fiscalizações do transporte coletivo e das filas em bancos; e abaixo assinado para derrubar a taxa de telefone.

Como deputado, além da frequente conquista em liberação de recursos para os mais diferentes setores, tem assumido bandeiras importantes como as que criaram as frentes em defesa das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), dos assentados e pela disseminação dos objetivos do milênio, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para eliminar a extrema pobreza e a fome. Ed Thomas tem focado parte dos seus esforços na criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Oeste Paulista.

 

A FORÇA DO

TRABALHO

Anastaciano de Ribeirão dos Índios, Ed Thomas nasceu na Santa Casa de Santo Anastácio em 15 de abril de 1963. Recebeu o nome de Edson Tomazini. Naquela época, Ribeirão era distrito. Seus pais Antônio Tomazini e Cecília Huerta Tomazini trabalhavam na roça, a exemplo da quase totalidade dos habitantes. A infância e adolescência foram de vivências com a natureza junto com Edna sua irmã caçula e desde cedo o trabalho rural em alguns municípios pelos quais a família passou até fixar residência em Presidente Prudente.

Ainda adolescente, corria atrás do ganha pão de cada dia e, entre outras atividades, foi entregador de frangos e limpador de discos na Rádio Tuiuti, em Martinópolis. Com talento nato e a conquista do apadrinhamento do seu patrão Sebastião Nenê Rodrigues, de operador de som passou a ser locutor, atuando como apresentador de programas e repórter esportivo e de noticiário geral. Lá se vão 41 anos. Era 1979. Pelo bom desempenho, conseguiu emprego na Rádio Difusora de Prudente, uma das mais antigas emissoras do Brasil e que na época tinha alcance mundial.

Na Difusora, dirigida pelo gerente Luís Leão, apresentou programas famosos: A hora do fazendeiro, Sua carta vale música e Emplaca tudo. Na briga pela audiência, o dono da Rádio Prudente, Carlos Alberto de Arruda Campos, o contratou para produzir e apresentar o Show da Manhã. Com o tempo virou Show do Ed Thomas e passou por emissoras de Prudente, Campinas, Limeira e Piracicaba. Até há pouco tempo estava na Prudente AM e 101 FM. Antes da quarentena estava apresentado o programa Ed+Interior, na TV SBT Interior, com sede em Araçatuba.  

 

SHOW DA VIDA

DE PAZ E AMOR

Casado com a assistente social Clélia Barbalho Tomazini, cujo amor nasceu da relação locutor e ouvinte, têm um casal de filhos: a médica Dayara e o gastrólogo Edy. São duas netas: Maria Eduarda, a Duda, e Helena. Ed Thomas mantém atividades na Assembleia Legislativa, em São Paulo, para onde vai no começo e volta no final de cada semana. Tem sua base eleitoral no interior, com visitas periódicas em várias cidades. Possui boas relações em diferentes níveis e deverá se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro na próxima terça-feira, em Brasília.

Ed Thomas representa o show da vida, ditado pela regra de que o mais importante é o verdadeiro amor, expressão que é nome de música interpretada pelo cantor goiano Márcio Greyck, com quem se encontrou recentemente em São Paulo. Aliás, Ed Thomas recebeu em seu programa e apresentou em circos e rodeios grandes nomes da música brasileira. É detentor de várias homenagens. Sua filosofia de vida passa pela rica sabedoria popular de tal forma que diz coisas assim: filho que respeita pai e mãe se dá melhor na vida. Sua bandeira é da paz e do amor, mas sabe ser duro quando precisa.


Título de Cidadão Prudentino: entre seis pais Antônio e Cecília


Com a esposa Clélia, os filhos Dayra a Ed e a neta Maria Eduarda


Ed e Clélia com as duas netas; Helena e Maria Eduarda


Trabalho no rádio: uma de suas grandes paixões


No começo de carreira, quando pode comprar um carro

​​​​​​
Com o ministro da Educação, Abraham Weintraub

Veja também