Ed Thomas: “Rally abrirá festejos dos 105 anos de PP” 

Coletiva, realizada hoje, formalizou a inclusão da cidade no roteiro do Sertões 2022; 2 mil pessoas da organização deverão passar pelo município em agosto 

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 28/04/2022
Horário 19:52
Foto: Mariana Padovan/Secom
Coletiva de imprensa foi realizada na manhã de hoje no Paço Municipal Florivaldo Leal
Coletiva de imprensa foi realizada na manhã de hoje no Paço Municipal Florivaldo Leal

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, no Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal, foi formalizada a inclusão de Presidente Prudente no roteiro da 30ª edição do Rally dos Sertões
A cidade será a única sede na região Sudeste do país a receber o itinerário do evento, que em 2022, será o maior do mundo em termos de percurso, com 4.811 km (quilômetros) cronometrados de prova, superando o Rally Dakar, que neste ano aconteceu na Arábia Saudita. De acordo com o cronograma do Rally dos Sertões, entre os dias 27 e 29 de agosto, Presidente Prudente será ponto de chegada da 2ª etapa, que terá início em Umuarama (PR) e ponto de partida da 3ª etapa, que tem Campo Grande (MS) como destino final.  
“O Rally irá abrir os festejos dos 105 anos de Prudente”, indicou o prefeito Ed Thomas (PSB). “É um presente que a gente ganhou. Algo que fica marcado na história. Serão três dias de festa: sexta, sábado e domingo”. O chefe do Executivo prudentino também indicou que no Recinto de Exposição Jacob Tosello ficará montada uma grande tenda de atendimento dos pilotos e do pessoal da organização do Sertões 2022. Haverá também uma tenda gastronômica denominada Vila Sertão, organizada pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).
O presidente da Feapp, Leandro Pires, frisou que a federação ficará responsável pela praça de alimentação do evento, que segundo ele, será uma oportunidade para apresentar o trabalho das entidades. “Tudo que irá movimentar as vendas será sob os cuidados da Feapp. É um evento muito importante para Prudente e região. Iremos trabalhar as campanhas das entidades, como o troco solidário. Então, o fluxo de pessoas que irá gerar será uma oportunidade de nós divulgarmos o trabalho das entidades”, realça Leandro. Cerca de 2 mil pessoas da organização do Rally dos Sertões deverão passar pelo município ao final de agosto. 

Divulgação de Prudente

O secretário municipal de Turismo, Adolfo Padilha, realçou que a inclusão da cidade no roteiro do Rally dos Sertões 2022 é uma grande forma de divulgação de Presidente Prudente a nível nacional. “Acho que uma cidade é como um produto. Só compra o produto quem vê a promoção, a propaganda. O primeiro ponto é a divulgação de Prudente”, pontuou Padilha. “Ontem [quarta-feira] oficialmente quando os organizadores divulgaram o percurso, todas as plataformas, as mais importantes do país, estavam dizendo o nome da nossa cidade como parte do roteiro deste evento, que é a maior do mundo no segmento de rally em 2022”, completou. 
“Prudente só tem a ganhar. É o envolvimento de vários segmentos da sociedade: o pessoal dos motoclubes, os jipeiros, o pessoal da arrancada... São muitas pessoas envolvidas”, frisou o gestor de Turismo. Segundo ele, “o evento é a cereja. Fazê-lo virar um bolo inteiro depende do empenho de todos nós”.  

Prudentino já integrou o Rally

O advogado prudentino, Luís Henrique dos Santos, que atualmente reside em São Paulo, já participou de duas edições do Rally dos Sertões, em 2019 e 2021, na categoria self de motos, onde os pilotos não têm apoio mecânico. “A gente mesmo fazia os consertos na moto e manutenções diariamente”. Em 2019, o prudentino sagrou-se campeão da categoria self, e, no ano passado, ficou com o vice-campeonato. 
O competidor recebeu com felicidade a notícia de Prudente como uma das sedes do evento em 2022. “Fiquei muito surpreso e feliz com a passagem da prova pela minha cidade natal onde mora boa parte da família”. 

30 anos de história

Nesta edição, em que celebra 30 anos de história, o Rally dos Sertões deixará de ser o maior rally da América Latina para se tornar o maior do mundo, superando o Dakar. Serão 15 dias de provas e 14 cidades anfitriãs, nas cinco regiões do país, passando por oito Estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.
A prova começará em Foz do Iguaçu, no Paraná, e seguirá para o norte, passando por Prudente, em São Paulo; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Barra do Garças, em Mato Grosso; Palmas, no Tocantins, dentre outras cidades sedes. Eles percorrerão 7.216 km, com 4.811 km de competição plena.
A largada da prova ocorrerá em Foz do Iguaçu, de onde os competidores seguirão para Umuarama, no mesmo Estado. O trecho entre o Paraná e Presidente Prudente, explica a organização, será o mais difícil da história do evento. Isso porque haverá desafios aos pilotos - que correrão em pistas agrícolas de velocidade elevada - e demandas ainda maiores aos navegadores, que precisarão decifrar rotas com complexidade inédita e entre plantações de cana. 

SERVIÇO
Os interessados em participar da competição podem se inscrever pelo site oficial sertoes.com, mediante o pagamento da taxa. Há quatro modalidades: carro, moto, UTV e Quadri.


Reprodução/ Rally dos Sertões

Publicidade

Veja também