Educação de Quatá promove reunião com Conselho de Alimentação Escolar

CAE é um órgão que fiscaliza os recursos encaminhados para a merenda e também confere se o cardápio alimentar está sendo cumprido

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 18/03/2023
Horário 07:15
Foto: Cedida
Reunião com os novos membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Quatá
Reunião com os novos membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Quatá

A Secretaria de Educação de Quatá realizou nesta semana a primeira reunião com os novos membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) do município. A reunião foi presidida pela nutricionista Vilma Freitag Benitez Beppler Victor, e contou com a presença da secretária de Educação de Quatá, Daisy Cristina Pires Nucci.
Segundo a Prefeitura, o CAE é um órgão que tem a função de fiscalizar e conferir se os recursos encaminhados ao município e destinados para a merenda escolar estão sendo usados corretamente para a alimentação dos alunos.
Outra função do CAE é conferir se o que está sendo programado com relação ao cardápio alimentar está sendo cumprido e se os alimentos chegam para os alunos nas escolas e creches com qualidade e dentro do prazo de validade. O conselho é formado pela população, com a participação de pais de alunos, professores e servidores, e não tem fins lucrativos.
A nutricionista Vilma explica que “o CAE é como se fosse os olhos e a voz do povo”. “É a população fiscalizando de perto a merenda, supervisionando a alimentação das crianças, e fiscalizando a verba, para saber onde o dinheiro está sendo empregado. No final do ano, o conselho presta contas do repasse, e relatará se os requisitos para a compra dos alimentos foram cumpridos”.

Funções do CAE

A nutricionista acrescenta outros pontos aos conselheiros sobre o que é o CAE, como funciona e as atividades que deverão ser desenvolvidas por eles como: fiscalizar a qualidade da merenda através da observação e preenchimento do roteiro de visita, acompanhar o cardápio elaborado pela nutricionista, a organização dos alimentos, os equipamentos utilizados na cozinha, as condições de higiene e fotos das cozinhas para arquivo.
Os conselheiros receberam uma cartilha com orientações sobre o site do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e a página do CAE, contendo o curso EAD (educação a distância) para conselheiros. Também foi realizado o cronograma de visitas às escolas, ficando pré-agendadas para os meses de abril, junho, agosto e outubro.
A nutricionista explica que, “durante as visitas, ao chegarem nas creches e escolas, os conselheiros deverão se identificar como membros do Conselho de Alimentação Escolar e deverão ser acompanhados pelo responsável da unidade escolar até a cozinha, depósito e refeitório para preencher os questionários”.
As observações feitas nas visitas deverão ser repassadas para a nutricionista responsável e para a secretária de Educação, a fim de melhorar a qualidade da merenda escolar ofertada aos alunos.

Foto: Cedida

CAE fiscaliza merenda escolar aos alunos

Publicidade

Veja também