Educação em saúde

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/10/2025
Horário 04:04

Em evento de Prudente e sobre o combate à dengue, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse o que tem sido dito pelo médico infectologista Dr. Luiz Euribel, que a educação em saúde é primordial e essencial.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A fala foi feita no 1º Simpósio sobre Arboviroses, ontem (29), destacando a importância do conhecimento científico e das tecnologias, para dizer que até o final deste ou começo do ano que vem terá vacina brasileira contra a dengue.

NÚMEROS EXPRESSIVOS
O Plantão elegeu dados quantitativos para registrar o importante evento de saúde e em modo remoto, da Prefeitura em parceria com a Unoeste. Foram 730 inscritos de quase 70 cidades de algumas regiões do Brasil e mais de 2,2 mil visualizações no YouTube.

AÇÃO DE ZELADORIA
O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), ao citar a estratégia com planejamento antecipado para evitar problemas futuros, disse que o recente e intenso trabalho de zeladoria na cidade já recolheu mais de 700 caminhões de materiais inservíveis. 

VISITAS CASA A CASA
A secretária municipal da Saúde, Adriana Vitório, apresentou vários números de enfretamento à epidemia de dengue no começo do ano e da atuação preventiva, incluindo mais de 143 mil visitas casa a casa, por agentes de endemias e comunitários.

BLOQUEIOS E VISTORIAS
Outros números: 53,9 mil bloqueios de controle de criadouros; mais de 10,5 mil imóveis nebulizados; 1,1 mil vistorias em imóveis e pontos estratégicos; e atendimentos a mais de 1,4 mil denúncias e demandas da população. 

FÁBRICA DE SAÚDE
Sobre a fábrica do Método Wolbachia no Brasil, a líder Eliane Moreira citou que a aplicação do método que inibe os vírus da dengue, zika e chikungunya com tecnologia natural e de alta eficiência, está na 14ª semana em Prudente; ou seja: 4 meses e meio.

RECURSOS PÚBLICOS
A promotora pública Vanessa Zorzan citou dados da epidemia do começo deste ano, com Prudente sendo a 3ª cidade do Estado em número de óbitos, que foram 24; e a 6ª em número de casos. Disse que a prevenção representa economia de recursos públicos. 

SUPREMO TRIBUNAL
O vereador Demerson da Saúde (Rep) enviou ao Plantão print de publicação oficial sobre a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) ter votado favorável à nomeação de parentes para cargos políticos, como secretários municipais e estaduais.  

RETROCESSO E AFRONTA
Na chamada grande mídia, especialistas manifestam entendimentos sobre a decisão como retrocesso e afronta à Constituição Federal. No bastidor da política local, tem quem acha que teria sido melhor deixar como era: sem nepotismo.

FACA DE DOIS GUMES
O nepotismo é visto como faca de dois gumes: o parente nomeado pode ser parceiro “mais” leal, mas pode ser muito prejudicial se atravessar a linha que separa o seu cargo do cargo de quem o nomeou. O mais entre aspas tem o sentido de que se é leal ou não. 

SEM MEIO TERMO
Lealdade é igual virgindade: se tem ou não tem. Não existe meio leal e nem meio virgem. Fora o nepotismo, na gestão pública costuma haver sérios prejuízos políticos com ações desastrosas dos que se sentem amigos “demais”. Puxa saco, puxa tapete. 

Publicidade

Veja também