Educação musical ajuda na formação humana de jovens

Existente há 67 anos em Prudente, Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é ponto de encontro de cerca de 600 alunos todos os anos,

- SANDRA PRATA

Data 14/11/2018
Horário 09:58

Todo mundo tem aquela banda preferida ou aquela música que não sai da playlist. Porém, existem jovens que, além de ouvir, curtem ensaiar e fazer música. A Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes é um dos locais que recebem esse público. Existente há 67 anos em Presidente Prudente, a unidade é ponto de encontro de cerca de 600 alunos todos os anos, nos 14 cursos de diferentes instrumentos. Segundo o coordenador geral e pedagógico da instituição, João Marcelo Martins, são oferecidas aulas de violão, violoncelo, bateria, guitarra e outros mais que possibilitam ao jovem uma titulação de técnico em música. Com um público a partir de seis anos, o coordenador explica que a proximidade com a música desde jovem “cria pessoas mais sensíveis, criativas e mais desenvolvidas culturalmente”.

A equipe, que é composta por 24 professores, tem como objetivo preparar jovens para praticar música e, quem sabe, até dar aulas. “Aqui, o jovem tem a possibilidade de se desenvolver em algo que goste, além de evitar que fique na rua e entre em contato com más influências. Já formamos muitos que hoje são profissionais, inclusive no exterior”, expõe João Marcelo. Todavia, conforme frisa, a educação musical não é importante apenas para formar futuros músicos, mas também para a formação humana. “O comportamento de uma pessoa que tem afinidade com música é muito diferente. Temos relatos de professores que notam a maior disciplina em sala de aula”, pontua.

COMO PARTICIPAR?

De acordo com o coordenador, a escola irá iniciar as inscrições para as listas de espera na segunda-feira. A mensalidade de qualquer um dos cursos é de R$ 67. No entanto, ele explica que as pessoas que comprovarem baixa renda podem conquistar uma bolsa de isenção do custo. “A partir do dia 19, os interessados podem vir até a sede da escola, preencher a ficha e aguardar até que seja chamado quando surgir uma vaga no curso desejado”, explica. O endereço da escola é Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo.

BENEFÍCIOS DA MÚSICA

Segundo a psicóloga Luciana de Paula Alves, a música influencia a vida dos jovens de diversas formas. Seja por servir de intermédio para expressão de emoções ou como estopim para o desenvolvimento de habilidades como confiança e melhora nas relações interpessoais. “Ela traz à tona vários sentimentos, positivos e negativos, e, por meio dela, o indivíduo aprende a canalizar o que sente e transformar em aprendizado”, ressalta. Além disso, conforme explica, a música pode vir a ser uma grande aliada no combate à depressão.

“A pessoa que sofre com depressão pode ficar menos introspectiva, ter novas perspectivas. A música ajuda a melhorar a qualidade de vida, dá prazer à rotina, diminui o estresse, ansiedade e angústia”, relata Luciana. Ademais, cada música irá exercer um papel diferente na vida de cada pessoa. Segundo ela, a conexão irá depender do repertório e da absorção de cada um sobre determinada melodia ou letra.

Perfil

                                                                         José Reis

Nome: Giovanna Guessada de Souza

Idade: 18 anos

Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Escola: Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

Experiência: Toca cinco instrumentos

O Imparcial: Quando e como começou o seu interesse por música?

Giovanna: Com uns nove anos de idade eu já gostava muito de música, em especial de teclado. Com 10 anos meus pais me colocaram na aula de música e, desde então, não parei mais. Hoje toco teclado, violão, violino, ukulele, e estou aprendendo guitarra. Porém, meu preferido segue sendo o teclado, tenho mais facilidade e acho o som único. Quando as notas se juntam parece que conversam entre si, é algo mágico para mim.

O que a música representa em sua vida?

A música é uma válvula de escape para mim. Por meio dela posso colocar para fora o que as palavras não podem expressar. Acho que a maior lição que já aprendi com a música foi ter paciência, pois lembro que quando estava aprendendo a tocar os instrumentos e acabava errando, me sentia culpada, com vontade de desistir e jogar tudo para o alto. Porém, aprendi a ter persistência e, no fim, sempre consegui atingir meus objetivos.

De que forma acredita que a música pode contribuir para sua formação enquanto ser humano?

Com a música me tornei uma pessoa mais observadora, passei a dar mais ouvidos para as coisas que estão acontecendo ao meu redor. Me tornei mais paciente e concentrada. Lembro que meu professor de violino falava constantemente do quanto a música tem o poder de trabalhar áreas do nosso cérebro. Então, acredito que a contribuição dela para a formação seja indispensável. Já vi várias histórias de pessoas que alcançaram lugares altos por conta da música, entraram para orquestras renomadas, viajaram o mundo, tudo por meio da música e da transformação que ela pode trazer para nossa evolução como ser humano.

Leva a música como hobby? Já pensou em levar como profissão futuramente?

Atualmente levo como hobby, porém, já tive a oportunidade de tocar em casamentos. Foi incrível poder fazer o que eu amo em eventos tão especiais para outras pessoas. Eu estava supernervosa, porém, deu tudo certo e, no fim, acabou sendo especial para mim também. É uma possibilidade que não descarto, mas no momento estou focada em outra área profissional, então, quem sabe um dia? Se as oportunidades surgirem, não irei dispensá-las.

Para finalizar, tem alguma música preferida que te motive? Qual e por quê?

Tem uma música que se chama “If Today Was Your Last Day”, cuja tradução é: se hoje fosse o seu último dia, de uma banda que gosto muito chamada Nickelback. A letra dessa música é muito profunda e me faz parar para refletir muito sobre a vida. Isso me motiva a seguir em frente e viver sempre fazendo o meu melhor em tudo.

DICAS DE SÉRIES E FILMES

Glee (2009)

                                                                      Divulgação

A série deixou de lançar novos episódios em 2015. Porém, a mensagem que quer passar ainda permeia os streamings e chama atenção a quem se interessa por música. A história começa em uma escola, quando o professor de espanhol, Will Schuester, decide comandar um coral de alunos. Além de ser referência na regravação de inúmeras canções de sucesso, Glee é uma série que traz os dramas do cotidiano adolescente e mostra de que forma a música pode ajudar a superá-los e até mesmo ser um novo caminho para quando as coisas parecem perdidas. Além de reflexões, a série também é uma boa opção para quem gosta de rir e de uma boa trilha sonora.

The Get Down (2016)

                                                                      Divulgação

A série possui uma única temporada dividida em seis episódios e traz em sua trama um tema central: o surgimento de um novo movimento musical, o hip-hop. Ambientada em 1977, na cidade de Nova Iorque, a série traz a história dos moradores da metrópole Bronx que, à beira da ruína, dão origem ao novo estilo de música. Focada em jovens negros e de minorias marginalizadas, a história aborda sua relação com a arte, dança, política, religião e latas de spray.

O Rei do Show (2017)

                                                                       Divulgação

O filme musical lançado em 2017 traz a história de P.T Barnum, que possui uma origem pobre e humilde e, desde novo, sonha com um mundo mágico. Na trama, o personagem desbrava barreiras sociais ao se casar com a filha do patrão e começa a realizar seu maior sonho: abrir um museu de curiosidades. Todavia, o novo empreendimento fracassa e então ele busca uma saída para reverter o cenário: a produção de um supershow, a fim de recuperar prejuízos. Show esse que é estrelado por freaks, fraudes e rejeitados.

AGENDA

Múltiplos Sons – Girassóis Hidráulicos

Data: Amanhã

Local: Área de Convivência do Sesc Thermas 

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas

Telefone: 3226-0400

Horário: 16h

Preço: Gratuito

Atividade: A banda de Presidente Prudente traz ao palco do Sesc Thermas clássicos do rock and roll dos anos 60 e 70. No repertório, é possível destacar canções de nomes como Beatles, Rolling Stones, Raul Seixas, Pink Floyd e Mutantes.

 

Múltiplos Sons – Doce Veneno

Data: Sábado

Local: Área de Convivência do Sesc Thermas

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 - Jardim das Rosas

Telefone: 3226-0400

Horário: 16h

Preço: Gratuito

Atividade: Com a temática “Trilhas de novela”, a banda traz ao palco grandes sucessos que marcaram as tramas televisivas. Entre eles, Vereda Tropical, de Ney Matogrosso; Certas Coisas, de Lulu Santos; e Nem o Pobre, Nem o Rei, de Gonzaguinha.

 

Lista de espera de cursos – Inscrições

Data: A partir de 19 de novembro  

Local: Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes

Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes

Telefone: 3222-1882

Horário: A partir das 7h

Preço: Gratuito

Atividade: As inscrições para a lista de espera dos 14 cursos de instrumentos da Escola Municipal de Artes têm início nesta segunda-feira. Para participar basta ir ao local, preencher a ficha e aguardar o retorno da instituição.

Publicidade

Veja também