Caro leitor, quanta violência nosso planeta tem vivido nesses últimos dias! Tudo por motivos de poder, de religião, de economia. Sabemos que por mais distantes que estejamos dos acontecimentos, é fatal que as consequências cheguem até nós afetando a vida de todos.
Assim, podemos acreditar que a educação é o melhor caminho para a paz, pois é nela que nossos professores trabalham a capacidade intelectual, física, social e emocional. O professor é a ponte que conduz nossas crianças e jovens, melhorando a qualidade de vida deles e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.
A educação é o espaço perfeito para que professores e alunos desmistifiquem ideias, possibilitando ao jovem, à criança descobrir coisas novas e com outros olhares abrir horizontes. Por isso, como sociedade plena e consciente de que o futuro está nas mãos das crianças e dos jovens acreditemos que através da educação, da confiança que depositamos na figura do professor teremos uma sociedade melhor comprometida com a racionalidade, com a bondade e com a honestidade.
Além disso, a escola ajuda a formar futuros cidadãos e, ao promover valores de respeito e dignidade, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. Pois, a paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experiênciada na vida pessoal, profissional, em família, com amigos, ou até mesmo globalmente.
Compreendamos que a cultura da paz refere-se a valores importantes para uma vida democrática, como: igualdade, respeito aos direitos humanos, respeito à diversidade cultural, justiça, liberdade, tolerância, diálogo, reconciliação, solidariedade, desenvolvimento e justiça social.
Ademais, na Bíblia encontramos vários ensinamentos e passagens sobre a paz e em Mateus 5:9- “Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus”.
Sendo assim, haverá a possibilidade de cada uma de nossas crianças e jovens fazer uma boa leitura de mundo e planejar uma vida de sucesso, de paz. E como afirmava Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.