Eixo SP terá caminhões elétricos para serviços em Martinópolis e Adamantina

Veículos farão serviços de conservação como de roçada vegetal, poda de árvores, recolhimento de lixo, limpeza de sinalização e de sistemas de drenagem

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/03/2024
Horário 08:02
Foto: Divulgação/Eixo SP
Aquisição de veículos dá continuidade ao processo de redução da emissão de carbono
Aquisição de veículos dá continuidade ao processo de redução da emissão de carbono

No início deste mês de março, a Eixo SP colocará em operação 10 novos veículos elétricos. São caminhões equipados e adaptados para dar suporte aos trabalhos de conservação nas 12 rodovias administradas pela concessionária, como os serviços de roçada vegetal, poda de árvores, recolhimento de lixo, limpeza de sinalização e de sistemas de drenagem, além de outros. Estes serão distribuídos para atender as demandas nas regiões de Martinópolis, Adamantina, Itirapina e São Pedro. Cada caminhão é equipado com cabines auxiliares para acomodação dos colaboradores e transporte de ferramentas de forma confortável e segura.
Os veículos foram eletrificados com o apoio da Evolution Mobility, empresa especializada em eletrificação de frotas e que fornece toda a infraestrutura e os veículos, garantindo a operação eficiente de todo o sistema e diferenciais estratégicos em termos ambientais e de redução de custo operacional.  Os caminhões chegam para reforçar a frota verde da Eixo SP, que já conta com guinchos elétricos e unidades móveis de pesagem (balança) que também operam com utilização de energia limpa.
De acordo com o gerente de Conservação da Eixo SP, Filipi Marin, estes são os primeiros modelos elétricos incorporados à frota de veículos destinados aos trabalhos de manutenção e conservação das vias. Segundo ele, os principais benefícios que serão oferecidos pelos novos caminhões são a redução da emissão de carbono, menor necessidade de manutenção e maior sustentabilidade ambiental.
Com mais essa iniciativa, a concessionária reforça seu compromisso com os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Essa é uma preocupação que, segundo a empresa, traz benefícios aos usuários, aos colaboradores e ao meio ambiente por meio da utilização de energia renovável ao invés de combustíveis que emitem gases que contribuem para o efeito estufa. “A incorporação destes 10 caminhões elétricos é mais uma inovação na conservação rodoviária promovida pela Eixo SP de forma pioneira. Isso reforça o compromisso ambiental da aoncessionária perante a sociedade com a redução da emissão de carbono nos serviços prestados”, afirma Pedro Nogueira, superintendente de Conservação.

Publicidade

Veja também