Eleição no CIOP

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 07/01/2021
Horário 04:18

Hoje tem eleição da diretoria 2021 do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), associação pública integrante da administração indireta formada por 21 municípios. Será às 10h na sede em Prudente, com acesso exclusivo aos prefeitos.

Gestão associada

Criado em 4 de junho de 2013, o consórcio tem possibilitado o atendimento a múltiplas demandas dos municípios, através da gestão associada em projetos e programas em diversas áreas, tais como saúde, educação e esporte.

Apenas prefeitos

Nesta quinta-feira será eleita a 5ª diretoria, com mandato de 1 ano. Já foram presidentes: Julio Omar Rodrigues, de Bernardes; Enio Magro, Narandiba; Ailton César Herling, de Teodoro; e Cristiano Macedo Engel, de Martinópolis.

Por aclamação

Conforme o diretor-executivo do Ciop, Carlos Augusto Vreche, a eleição é por aclamação. Como os envolvidos são todos prefeitos, não há formação de chapa e as indicações para cada cargo surgem durante a assembleia.  

Três conselhos

O Conselho Diretor é formado por presidente, vice-presidente, secretários e tesoureiros. O Conselho Fiscal conta com presidente, vice-presidente, secretário e vogal. O Conselho de Recursos é formado pelo presidente do Ciop e mais dois membros.

Os municípios

Integram o Ciop:  Marcondes, Machado, Caiabu, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Narandiba,  Epitácio,  Bernardes, Prudente, Rancharia, Regente, Rosana, Anastácio, Expedito, Taciba e Teodoro.

Gestão pública

O governo do Estado promoveu ontem o Seminário de Gestão Pública. O evento online começou com o envolvimento de 404 e terminou 575 dos 645 prefeitos recém-empossados para o mandato 2021-2014.

Ação importante

Assim que terminou a videoconferência, o Plantão falou com o prefeito Ed Thomas (PSB). Ele classificou o seminário como importante por tratar do combate à pandemia do coronavírus e de parcerias entre o Estado e os municípios. 

Mesma linguagem

Conforme Ed, em dado momento houve a participação da secretária municipal de Finanças, Célia Molinari, para acompanhar as orientações dos secretários estaduais da Fazenda e do Desenvolvimento Econômico, Henrique Meirelles e Patrícia da Silva.

As participações

Com duas horas de duração, iniciado às 11h02, o seminário foi aberto pelo governador João Doria (PSDB) e teve a participação de secretários, do presidente da APM (Associação Paulista dos Municípios), Fred Guidoni, e do pessoal técnico do governo. 

Tom de ameaça

O governador se referiu aos prefeitos em tom de ameaça, ao dizer que sobre parcerias e liberação de recursos dará prioridade aos municípios seguidores dos preceitos ditados pelo Plano São Paulo, desconsiderando as peculiaridades locais e regionais. 

Dinheiro do povo

A propósito de punições sobre descumprimento em parte ou na totalidade do Plano, quase sempre se fala em multa. Algo que parece não ter sentido, pois dinheiro de Prefeitura é do povo. Tudo indica que seja mais plausível punir por improbidade.

Publicidade

Veja também