Em 2 horas, Mutirão do Lixo Eletrônico recebe 4 toneladas de materiais em Prudente

Evento ocorre neste sábado em três locais: até as 16h no Parque do Povo e até as 13h no estacionamento da UBS do Ana Jacinta e na praça do CEU da zona leste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/09/2022
Horário 10:31
Foto: Sinomar Calmona
Materiais coletados durante mutirão receberão destinação ambientalmente adequada
Materiais coletados durante mutirão receberão destinação ambientalmente adequada

Ocorre neste sábado, até as 16h, no Parque do Povo, mais uma edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, que integra a programação dos 105 anos de Presidente Prudente. O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Sapia, aponta que, nas primeiras duas horas da ação, foram recebidas cerca de 4 toneladas de recicláveis que receberão destinação ambientalmente adequada.

Helton aponta que, embora o evento tenha começado às 8h, já havia fila formada antes mesmo do início, o que demonstra a adesão da população à iniciativa.

A novidade desta vez é que há coleta em outros pontos, como o estacionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ana Jacinta e a praça do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da zona leste, até as 13h. O secretário expõe que essa medida dá oportunidade para que munícipes de bairros mais distantes possam colaborar com o mutirão sem a necessidade de deslocamento. "E pretendemos ampliar o número de localidades atendidas ao longo dos anos para que mais moradores consigam fazer o descarte nos seus próprios bairros", expõe.

Nesta edição, haverá ainda a realização de um sorteio de 10 bicicletas, com entrega de cupom para todos os participantes. A revelação dos ganhadores ocorrerá no final do evento. Já a entrega dos prêmios será agendada no gabinete da Prefeitura. Durante o mutirão, também haverá distribuição de papa-pilha.

O Mutirão do Lixo Eletrônico é realizado em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) para o recolhimento e apoio na logística reversa dos produtos. O evento deste fim de semana conta com a parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), e da Fundação Inova Prudente.

A população pode entregar todo tipo de material eletrônico, que pode conter resíduos perigosos e de difícil degradação, como celulares, tablets, computadores, TVs, baterias e pilhas. Também será aceita toda a linha branca, como geladeiras, fogão e micro-ondas. No momento da doação, é importante avisar se o equipamento está funcionando, uma vez que, nesse caso, será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. O mutirão não recebe lâmpadas.

Fotos: Sinomar Calmona

Publicidade

Veja também