Em 2017, chuvas ultrapassam 12,92% da média

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 05/01/2018
Horário 12:32

Com o total de 1.488,4 milímetros (mm), a precipitação acumulada em 2017, em Presidente Prudente, ficou 12,92% acima da média histórica anual registrada, que é de 1.318 mm, calculado a partir da média anual entre os anos de 1969 a 2015. As informações foram apontadas na última sinopse climática, realizada pelo Departamento de Meteorologia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista).

A partir desse leve aumento, o climatologista José Tadeu Garcia Tommaselli considera que o último ano foi positivo, haja vista que a maior quantidade de chuva é favorável para o clima ameno e também para a agricultura, já que se trata de um ramo forte na região. “Choveu bem esse ano, mas consideramos como algo relativamente normal, pois não teve nenhum evento climático em específico. É normal variar a chuva, mas esse ano foi bom, porque ano passado foi bem próximo à média”, expõe.

Apesar do volume de chuva ter ultrapassado a média anual, os meses de fevereiro e setembro chamaram a atenção do climatologista por terem sido mais secos. O profissional informa que no segundo mês do ano, considera-se normal os índices atingirem quase 200 mm e, em 2017, ficou apenas com 49 mm. Já em setembro, a média é de 70 mm e, ano passado, chegou a 15,8 mm. “Janeiro choveu mais do que o normal, que é de cerca de 200 mm, então, pode ser que a chuva de fevereiro tenha se antecipado, por algum motivo desconhecido. Em setembro já é mais seco mesmo, mas sempre acontece de ter meses mais úmidos ou não, faz parte da variação da chuva”, explana.

Com a chuva baixa nesses dois meses, as temperaturas se elevaram. Em 2017, fevereiro e agosto registraram as maiores temperaturas no ano, com 27°C e 26,3°C, respectivamente. O climatologista acrescenta que os meses de julho, agosto e setembro já são caracteristicamente secos, logo são mais quentes, tanto que no primeiro mês não houve nenhuma ocorrência de chuva. Em contrapartida, outubro, novembro e dezembro, já chovem, em média, 100 mm e no ano passado todos ultrapassaram 200 mm.

“A temperatura média anual é de 23.2°C. Se chove bem a temperatura abaixa. Dezembro já é um pouco mais quente, porque é quando começa o verão. No geral, as chuvas baixas em alguns meses foram compensadas em janeiro e nos últimos três meses do ano, em que é comum chover mais e superaram a média”, afirma.

Publicidade

Veja também