Em 2021, multas por descumprimento à Zona Azul têm queda de 30% 

Coordenador de Assuntos Viários da Semob, Manoel Silva Felix da Costa, reitera que declínio do número de infrações está associado ao aumento da fiscalização em operações específicas

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 09/02/2022
Horário 04:03
Foto: Arquivo
De janeiro a dezembro do ano passado, Semob registrou 273 multas pelo descumprimento à Zona Azul
De janeiro a dezembro do ano passado, Semob registrou 273 multas pelo descumprimento à Zona Azul

Um levantamento realizado pela Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), em Presidente Prudente, indica que o número de infrações por descumprimento à Zona Azul, em 2021, teve queda de 30% em relação ao ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado, foram 273 multas. Já no mesmo período de 2020 foram 385 infrações. 
Segundo o coordenador de Assuntos Viários da Semob, Manoel Silva Felix da Costa, a queda no número de multas está associada a um rigor maior na fiscalização das áreas de Zona Azul. “Na verdade, entre os anos de 2020 e 2021 houve uma queda devido ao aumento da fiscalização em operações específicas”, argumenta. 
Conforme indica Manoel, o devido cumprimento à Zona Azul é fundamental para desafogar as vias públicas da região central do município e oferecer de forma permanente vagas para quem deseja ter acesso às zonas comerciais do centro de Prudente. “A importância está voltada para que haja rotatividade no comércio central, sempre buscando atender os clientes com segurança e qualidade, principalmente, usando a via pública para estacionar o veículo”, pontua o coordenador de Assuntos Viários da pasta de Mobilidade Urbana. 

SAIBA MAIS
O valor da multa para quem infringir a Zona Azul é de R$ 195,23 somada a cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - infração considerada grave - além da remoção do veículo como medida administrativa. De acordo com diretor de Assuntos Viários da Semob, o montante arrecadado com as multas é aplicado em sinalização, engenharia de tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, principalmente, na área da Zona Azul.

SERVIÇO
Atualmente 118 lojas, em toda área de Zona Azul, possuem pontos fixos que fazem a venda dos talões. Os locais possuem a descrição “Aqui tem Zona Azul!” nas portas. Para o período de uma hora, o custo é de R$ 1,50.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de PP analisa possibilidade de contratar aprendizes para serviços da Zona Azul

Câmara aprova projeto de lei que regulamenta Zona Azul em Prudente

Saiba onde encontrar os bilhetes da Zona Azul em Prudente

Publicidade

Veja também