Em blitz educativa, alunos conscientizam motoristas sobre segurança no trânsito

A diretora da escola, Ana Lúcia Pires de Santo, diz que a ação tem como objetivo sensibilizar os educandos e demais pessoas

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 20/09/2016
Horário 09:39
 

Os alunos da Escola Municipal Catarina Martins Artero, em Presidente Prudente, fizeram uma blitz educativa na rua em frente à instituição, com distribuição de informativos sobre segurança no trânsito, e ainda prestaram orientações aos transeuntes. A ação faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito e foi coordenada pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), com o apoio do Corpo de Bombeiros. Para o assessor de secretaria da Semav, Renato Gouvea, a principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito e mostrar que a mudança de comportamento é necessária para um trânsito mais seguro.

"As crianças já haviam participado de aulas sobre o assunto para poderem fazer a abordagem na rua. É muito importante envolvê-las em ações como esta, pois elas ajudam a divulgar as orientações para seus amigos e familiares", relata Renato.

Jornal O Imparcial Blitz educativa foi realizada por estudantes em frente à escola Catarina Martins Arteiro

A diretora da escola, Ana Lúcia Pires de Santo, diz que a ação tem como objetivo sensibilizar os educandos sobre as questões de trânsito e responsabilidade no ato de transitar. "Nossas crianças servem como multiplicadoras deste conhecimento", completa.

Cilmara Aparecida, professora comunitária, diz que os alunos se divertem com o trabalho e com a interação, além de ser uma atividade extrassala que promove a segurança e um bem comum. "Eles já vão crescer com outra consciência sobre o trânsito", declara.

Por conta da chuva, o trabalho desta segunda-feira precisou ser encerrado mais cedo que o programado, mas outras blitze ainda serão realizadas nas demais escolas do município ao longo do mês, cada vez em um ponto da cidade.

 

Década de ações

O período de 2011 a 2020 foi definido pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como a "Década de ações para a segurança no trânsito". Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o documento foi elaborado, após um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2009, levantar cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países, além de 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.

Diante de perspectivas cada vez mais violentas, a intenção da ONU é poupar cinco milhões de vidas até 2020, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, tendo como fundamento a "Década de ação para a segurança no trânsito".

 
Publicidade

Veja também