Em busca de soluções e garantias

OPINIÃO - Renato Michelis

Data 30/01/2024
Horário 05:00

Nos últimos meses, tem sido noticiado que a Prefeitura de Presidente Prudente efetiva acordos financeiros e jurídicos para honrar seus compromissos e conter gastos, tudo em prol do equilíbrio fiscal. Diga-se de passagem, tais medidas são necessárias, bem como a redução de despesas e o enxugamento da máquina pública, para que uma administração municipal, ou mesmo de outras esferas, seja permeada de êxito. 
Contudo, tal cenário tem levantado preocupações, principalmente em relação ao atraso dos repasses para as 33 entidades assistenciais federadas que atendem cerca de 15 mil pessoas diretamente. Neste contexto, é imprescindível a adoção de medidas urgentes para garantir a continuidade dessas organizações que desempenham um papel vital na promoção do bem-estar social, atendendo aqueles que mais necessitam.
Em busca de soluções, na semana passada, a UEPP se reuniu com prefeito Ed Thomas para dialogar sobre o projeto de lei do Executivo, o qual visa vender 19 imóveis de domínio público. Em uma contrapartida, a nossa sugestão é que haja garantia de recursos para a manutenção dos trabalhos de tais entidades assistenciais federadas pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).
Diante o exposto, Ed Thomas se comprometeu priorizar o acerto mensal das entidades filantrópicas, além de manter o repasse municipal em dia, medida que será facilitada com a venda das 19 áreas. O PL está previsto para ser discutido na Câmara Municipal em fevereiro.
Além do mais, como entidade fomentadora do desenvolvimento, acreditamos que não é o papel da Prefeitura ser uma acumuladora de terrenos que não estão passíveis de projetos sociais futuros, uma vez que, estes terrenos parados também geram serviços e despesas à municipalidade, e represam o desenvolvimento que poderia ser promovido pela iniciativa privada.
Não obstante, em tempos de instabilidade, como a atual, a sociedade civil é um braço para apontar caminhos a fim de restabelecer o equilíbrio político e social, fundamentais para o desenvolvimento do município, Estado ou país, consolidando a democracia e promovendo o crescimento econômico. Assim, nos colocaremos sempre à disposição para colaborar com ideias, diálogo e trabalho transparente junto a toda sociedade regional. 
 

Publicidade

Veja também