Em cartaz: A vida!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 30/05/2021
Horário 07:00

Nossa vida é feita de palco e bastidor. Palco: a excelência e perfeição. Bastidor: o imperfeito e inacabado. Dificilmente se é nos bastidores aquilo que acontece no palco. No palco do cotidiano atuamos como personagens forjados. Criados para sermos fortes, perfeitos e invencíveis. A rotina é o grande plano de fundo diante do qual cada ato de nossa vida é executado. O palco não aceita erros. Errar somente longe dos olhares da plateia. As luzes da cena distraem e, a penumbra do camarim nunca é vista pelos espectadores. No palco sempre há uma vaidade fantasiosa estampada. No palco tudo é belo. Tudo atrai. Tudo distrai. Tudo trai. Traição, pois, palco e coxia não falam a mesma linguagem. No secreto da vida tudo é bem diferente das cenas executadas no palco. Os olhos da plateia contemplam o palco, mas não alcançam o escondido nos bastidores. Quanta incoerência! Minha gente, saiba de uma coisa: vida é acertar e errar. A grande armadilha de Jesus para derrotar o mal que se diverte com nosso erro em cena, foi dizer: “recomece”. Eu e você precisamos possuir nossas vidas em nossas mãos e, ter consciência de que errar diante da plateia também pode fazer parte do show. Não estamos acabados. Estamos a caminho. Já disse Augusto Cury: “Ser ator ou atriz principal no teatro da vida não significa não falhar ou não chorar, mas ter habilidade para refazer caminhos, coragem para reconhecer erros, humildade para enxergar nossas limitações e força para deixar de ser aprisionado pelos pensamentos pessimistas e emoções doentias”. Quando a plateia está ausente é que de fato o espetáculo se torna real. Real porque na intimidade dos bastidores se pode errar, tentar e recomeçar. Representar não é ser real. Só pisa no palco quem antes aprendeu falhar no bastidor. Mas digo: permita-se falhar em cena também. Que as mesmas mãos que te aplaudem na perfeição da cena, te acolham quando você desaparecer nos bastidores com suas falhas. Que nossa vida não seja uma representação ensaiada para satisfazer olhares da plateia. Seja real. Seja o dramaturgo e o contrarregra de sua vida. O mesmo autor acima nos ajuda ao dizer: “A vida é um show, e por traz de um ator ou atriz que falha há sempre uma pessoa machucada nos bastidores”. Quem é você na coxia da vida? Seja o mesmo no íntimo do bastidor e no atuar no palco. Apenas seja! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

Mini sermão:

Solenidade da Santíssima Trindade (Mt 28,16-20)
Hoje é a festa de Deus! Eis a motivação d'Ele: descer diante de homens cruéis e impiedosos para salvá-los. Talvez você pense: que absurdo! Sim, é o absurdo do amor! Toda autoridade foi dada a Jesus, e Ele preferiu ser servo. O Pai nos amou tanto que foi capaz de entregar tudo o que possuía: seu único filho. Nenhum amor pode ficar escondido. Todo amor deve aparecer. Deus é amor e, por isso, aparece.  Deus trindade é a potência do Amor! Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

Agenda paroquial: Paróquia São João Batista – Pirapozinho

Missas:
Dia 30 de maio às 7h, 10h e 19h – Igreja Matriz;
Dia 5 de junho às 19h – Igreja Matriz;
Dia 6 de junho às 7h, 10h e 19h – Igreja Matriz.

Mensagem do papa:

Deus não está distante nem fechado em si mesmo, mas é Vida que se quer comunicar, é abertura, é Amor que resgata o homem da infidelidade. Deus é “misericordioso”, “piedoso” e “rico de graça” porque se oferece a nós para superar os nossos limites e as nossas faltas, para perdoar os nossos erros, para nos reconduzir pela via da justiça e da verdade. Esta revelação de Deus chegou ao seu cumprimento no Novo Testamento graças à palavra de Cristo e à sua missão de salvação. Jesus manifestou-nos o rosto de Deus, Uno na substância e Trino nas pessoas; Deus é tudo e só Amor, numa relação subsistente que tudo cria, redime e santifica: Pai e Filho e Espírito Santo. O que é esta vida eterna? É o amor desmedido e gratuito do Pai que Jesus doou na cruz, oferecendo a sua vida pela nossa salvação. E este amor com a ação do Espírito Santo irradiou uma luz nova sobre a Terra em cada coração humano que o acolhe; uma luz que revela os ângulos obscuros, as dificuldades que nos impedem de levar os frutos da caridade e da misericórdia. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus)

Padre Rafael Moreira Campos
Vigário da Paróquia São João Batista – Pirapozinho/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também