Em dias de muito calor, toda atenção é fundamental

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 25/01/2022
Horário 04:15

Os dias estão muito quentes. As temperaturas passam dos 30 graus e a sensação térmica é que estamos no fogo, praticamente. E, em dias tão quentes, os cuidados com o corpo e a saúde são essenciais. Como noticiado neste diário, as frutas são fontes de vitaminas e minerais (auxiliam em todo metabolismo, inclusive no dos carboidratos e proteínas), contêm fibras que ajudam na melhora da saúde intestinal (por servir de alimento para bactérias boas do nosso intestino) e por conter água que é essencial na hidratação, principalmente para esses dias de muito calor. Sucos no verão também são sempre bem-vindos, pois também contribuem na hidratação e na reposição de vitaminas e minerais. Pessoas que praticam atividade física ao ar livre ou em academia devem se hidratar a cada 20 a 30 minutos de atividade, consumindo de 200 ml a 300 ml por vez.
Muita gente, por conta do calor excessivo, chega à exaustão. Ou seja, uma perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor, dando lugar a uma diminuição do volume de sangue, provocando muitos sintomas, entre os quais o desmaio e o colapso. A exaustão pelo calor é um dos vários tipos de distúrbios causados pelo calor. Algumas pessoas também podem ter aumento de pressão arterial, tontura, dor de cabeça, até podendo desmaiar. E desidratação, principalmente em crianças e idosos. Ou seja, precisamos estar atentos a tudo.
Em dias em que mais parece que se tem um sol para cada um, é fundamental manter a hidratação em dia. Muita água e comidas leves. E, claro, o bom e velho protetor solar. Atenção especial com as crianças e idosos. Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas. Use chapéus e óculos escuros (especialmente para pessoas de pele clara). Proteja as crianças com chapéu de abas. Use roupa solta, de preferência de algodão, e – mais uma vez - aplique sempre protetor solar.
Moramos em uma região de calor intenso, com temperaturas altas e, por isso, todo cuidado é importante. Manter em locais frescos, comidas naturais e muita água. Muita. Proteja-se!

Publicidade

Veja também