Em Emilianópolis, mulher é autuada em R$ 1,5 mil por manter aves em cativeiro  

No quintal da casa, foram encontrados três pássaros, sendo uma fêmea de periquito-rei e dois filhotes; marido da mulher alegou que casal recolheu animais após vento forte enquanto trabalhavam na roça

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/10/2023
Horário 16:02
Foto: Polícia Ambiental
Pássaros foram depositados com a envolvida a título de fiel depositária
Pássaros foram depositados com a envolvida a título de fiel depositária

Nesta quarta-feira, uma mulher de 48 anos foi multada em R$ 1,5 mil, após uma fiscalização da Polícia Ambiental constatar aves silvestres sendo mantidas em cativeiro em uma residência em Emilianópolis.

De acordo com a corporação, antes mesmo da chegada da equipe policial à casa denunciada, já era possível ouvir o som dos pássaros. Os policiais foram recebidos pelo morador da residência, que foi informado da denúncia e franqueou a entrada da equipe, acompanhando a vistoria. 

No quintal da casa, foram encontrados três pássaros em cativeiro, sendo uma fêmea de periquito-rei e seus dois filhotes. O homem informou que ele e sua esposa trabalhavam em uma roça e, após um vento forte, houve a queda do ninho. O rapaz relatou que os pássaros vieram ao chão e sua esposa, temendo que estes fossem devorados por outros animais, recolheu-os até estarem aptos para a soltura na natureza. 

Por não haver autorização para a manutenção dos pássaros silvestres em cativeiro, os policiais lavraram em desfavor da esposa do morador um auto de infração ambiental por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, incorrendo no disposto do § 3°, inciso III do artigo 25 da Resolução Sima (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) 05/21. 

SAIBA MAIS
De acordo com a Polícia Ambiental, a notícia crime será oficiada à polícia judiciária local, por “in tese” infringir o disposto no artigo 29, § 1°, inciso III da Lei Federal n° 9.605/98. Os pássaros foram depositados com a envolvida a título de fiel depositária, tendo em vista a ausência de local licenciado para a destinação.

Publicidade

Veja também