Em livro, jornalista prudentino propõe viagem à história do rock

Lançamento de “Viva o rock” será nesta quinta-feira, às 20h, na Fábrica Gastrobar, em Presidente Prudente; “Se Deus quiser, evento atingirá as expectativas”, anseia Danilo Pelágio

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 26/01/2023
Horário 08:19
Foto: Cedida
Segundo Danilo, ideia da obra surgiu como um desabafo ao momento da indústria fonográfica e musical em todo o planeta
Segundo Danilo, ideia da obra surgiu como um desabafo ao momento da indústria fonográfica e musical em todo o planeta

Apaixonado pela música e fã do rock and roll em suas variadas vertentes, o jornalista Danilo Pelágio lança nesta quinta-feira, às 20h, na Fábrica Gastrobar, em Presidente Prudente, o seu primeiro livro “Viva o rock”, que propõe uma viagem à história desse gênero musical. A obra possui 167 páginas, com 107 capítulos – um para cada artista, fotografias de 29 bandas ou cantores solo ilustrando o livro.
“É uma viagem desde os primórdios até os anos de 1970. Ou seja, a cronologia das primeiras décadas do rock ‘n’ roll. A ansiedade e as expectativas aumentam a cada minuto. Fizemos o trabalho de divulgação, com a colaboração de O Imparcial, jornal que tenho orgulho de ter sido estagiário, repórter e editor, nas redes sociais e enviamos convites aos amigos”, expõe o jornalista, acrescentando que, “se Deus quiser, este primeiro evento de lançamento de ‘Viva o Rock’ atingirá as expectativas”. 
O jornalista conta que movido por essa paixão, em 2019 iniciou uma série de postagens no Facebook abordando pioneiros artistas e canções. Após mais de uma centena de postagens destacando cantores e bandas e suas canções, percebeu a possibilidade de reunir o material e publicá-lo.
Segundo ele, a ideia em escrever o livro emergiu como um desabafo ao momento da indústria fonográfica e musical em todo o planeta. “A música popular [pop] está tomada, cada vez mais, há anos, pela mesmice sonora e criatividade limitada. No Brasil, a situação é ainda pior. Paralelamente, o rock vem perdendo espaço no mainstream há décadas. Seja qual for seu subgênero”, destaca o jornalista.

Processo de pesquisa

Danilo diz gostar de pesquisar e buscar informações. Enfatiza que é prazeroso. Principalmente se houver identificação com o tema ou assunto. Algo inerente e essencial ao jornalista e também aos escritores. “A evolução da internet trouxe infinitas possibilidades de pesquisa e busca por conhecimento e aprofundamento de conteúdo. Levei cerca de um ano e meio de pesquisas, descobrindo nomes do pré-rock and roll da década de 40 e início anos 50, que influenciaram o surgimento do estilo. E aprofundando o conhecimento a respeito da trajetória de dezenas de nomes”, salienta o agora também escritor.

Biografia

Danilo Pelágio, que produz e apresenta, ao lado do jornalista Hélio Gomes, os programas de clássicos da música mundial “Flash Night” e “Túnel do Tempo” nas emissoras Prudente News 1070 e 101 FM, é natural de Presidente Prudente. Se formou em Jornalismo pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com pós-graduação em Comunicação Empresarial cursada na Unitoledo de Araçatuba (SP). Trabalhou como repórter e editor em vários setores dos diários prudentinos O Imparcial e o extinto Oeste Notícias. Fez parte da equipe de Assessoria de Imprensa da Unoeste. Realizou trabalhos de assessoria política, e para prefeituras na área de comunicação. 

SERVIÇO
O livro está sendo comercializado no valor de R$ 49,90, nas versões: impressa pelas plataformas Editora Viseu (www.editoraviseu.com.br), Amazon, Americanas e Magazine Luiza. E digital (e-book) pela Amazon, Apple, Barnes &Noble, Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook. Também há exemplares à venda com o autor.


 

Publicidade

Veja também