Em Machado, bebê de apenas 16 dias, engasgada e inconsciente, tem vida salva por equipe da PM

Policiais militares foram abordados pelo pai da recém-nascida na Estrada da Amizade, onde manobra adaptada par lactentes foi realizada imediatamente

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 16/09/2025
Horário 08:37
Foto: Reprodução/Polícia Militar
Ocorrência em Machado foi capturada por câmeras de monitoramento
Ocorrência em Machado foi capturada por câmeras de monitoramento

Álvares Machado segue em festa, comemorando a vida de uma de suas mais novas moradoras, que foi salva, na madrugada de sábado, por uma equipe da 4ª Companhia do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). O subtenente Álvaro dos Santos Mendes Neto e o cabo Renato Minton Sartori estavam em patrulhamento na Estrada da Amizade, quando foram abordados por Douglas Lopes Santana que, desesperado, pediu ajuda para a filha, Maria Alice Guedes Lopes, que tinha apenas 16 dias de vida e estava engasgada e inconsciente no colo da mãe, dentro do carro da família. Imediatamente, o cabo Sartori aplicou a manobra de Heimlich adaptada para lactentes, desobstruindo as vias aéreas e restabelecendo a respiração da recém-nascida.

O caso, capturado por câmeras de monitoramento, foi divulgado pela PM nesta segunda-feira. “A intervenção foi precisa e eficaz, permitindo que a bebê recuperasse a consciência. Diante da urgência, o subtenente Neto assumiu a condução da viatura até a Santa Casa, dirigindo com agilidade e segurança, enquanto o cabo Sartori monitorava continuamente os sinais vitais da criança”, detalha o 18º BPM/I.

Na instituição de saúde, a estabilização do quadro de Maria Alice foi confirmada pela equipe médica. “A atuação exemplar do subtenente Neto e do cabo Sartori evidencia, de forma clara, o profissionalismo, a eficiência e o compromisso da Polícia Militar com a preservação da vida e a proteção da população. Graças à pronta resposta e ao preparo dos policiais, a vida de uma bebê de apenas 16 dias foi salva, um gesto de humanidade e dedicação que ficará marcado para sempre na memória da família e da comunidade”, celebra a corporação.

Em Prudente
Em Presidente Prudente, no dia 22 de agosto, a vida da Stella, então com quatro meses, também foi salva por uma equipe do 18º BPM/I. Também engasgada e inconsciente, a pequena recebeu a manobra de Heimlich do major Júlio César Domingues, ainda no bairro Vida Nova Pacaembu, onde retomou a consciência e voltou a respirar. Já na viatura policial, a bebê teve os sinais vitais monitorados enquanto a cabo Franciele Simões de Morais conduziu o veículo até o pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia.

Reprodução/Polícia Militar
No Vida Nova Pacaembu, vida da pequena Stella foi salva pelo major Domingues e pela cabo Franciele
 

Publicidade

Veja também