Proprietários de 30 bovinos, dois moradores de Marabá Paulista, 61 e 63 anos, foram multados pela Polícia Militar Ambiental, em R$ 22,5 mil. O fato se deu nesta terça-feira, quando uma equipe da corporação atendeu uma denúncia e constatou a presença do rebanho em uma área de reserva legal do Assentamento André Franco Montoro.
“A inspeção constatou indícios claros de degradação ambiental, caracterizados pelo pisoteio, supressão de regenerantes e compactação do solo, evidenciando a utilização contínua da área para pastoreio de bovinos, prática que impede a regeneração natural da vegetação nativa”, explica o policiamento ambiental.
Conforme a corporação, os animais foram retirados da área protegida e entregues aos respectivos proprietários, mediante compromisso de não retorno ao local e da condição de fiéis depositários. “A ocorrência será apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil local, pelo cometimento de crime ambiental previsto no artigo 48 da Lei Federal 9.605/1998 e os envolvidos responderão criminalmente”, finaliza o órgão.