Em passeata, alunos conscientizam contra a dengue

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/03/2020
Horário 05:37
Isadora Crivelli - Estudantes caminharam pela avenida principal como forma de conscientizar contra a dengue
Isadora Crivelli - Estudantes caminharam pela avenida principal como forma de conscientizar contra a dengue

Cerca de 900 alunos da rede municipal, estadual e do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Álvares Machado fizeram passeata como forma de conscientizar a população sobre a prevenção da dengue, cerca de 700 na sede da cidade e 200 no Parque dos Pinheiros. O município, que contabiliza 78 casos confirmados de dengue e 241 suspeitos, realiza hoje mutirão de limpeza das casas em diversos bairros da cidade, e contou com ajuda da garotada para divulgar.

Os estudantes do ensino fundamental 1, 2 e médio percorreram a principal rua da cidade, a Avenida das Américas, saindo do Ginásio Municipal de Esportes e finalizando na Praça Getúlio Vargas. Com cartazes, acompanhados de um carro de som e com gritos de ordem, levaram às ruas os conhecimentos que adquirem nas salas de aula. “É importante essa ação porque ajuda as pessoas a terem mais cuidado”, enfatizou a aluna do 7° ano, Maria Vitória da Silva Rocha, 12 anos.

Da mesma sala, Claudilene Santos Lima, 15 anos, lembra que a ação também é uma forma de aprender e ajudar a cidade se divertindo. Alysson Gabriel Pereira da Silva, 12 anos, lembra que “tem que limpar as casas e terrenos para prevenir a dengue” e a estudante do 1° ano do ensino médio, Maria Eduarda Jacinto, 15 anos, vai além, e ressalta que atos simples são capazes de resolver o problema.

Os jovens mostram que estão com as respostas na ponta da língua, mais que isso, que estão prontos para levar informação para amigos, parentes, vizinhos. Como informado, uma boa forma de colocar as orientações em prática é participando do mutirão. A administração municipal recomenda que os moradores deixem lixo nas calçadas para recolhimento e “abram as portas” de casa para visita de agentes da Prefeitura e voluntários.

Os bairros que serão contemplados com o mutirão contra dengue, leishmaniose e escorpiões são: Vila Fernandes, São José, Jardim Pichionni, Conjunto Habitacional Mário Mauro, Salvador Costa, Márcia Fernandez, Nossa Senhora da Paz, Maria de Lourdes I e II, São João, Parque dos Pinheiros I e II, Jardim Panorama e Conjunto Habitacional Antônio Prado.

NOVOS TERRITÓRIOS

DE APRENDIZADO

A diretora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Álvares Machado, Valdirene Gimenes Carvalho Cristófano, afirma que há anos ações parecidas eram realizadas e, em 2020, optaram pelo retorno, visto que há um elevado número de casos de dengue confirmados e suspeitos na cidade.

“Temos um projeto interdisciplinar a respeito da dengue, estruturado com os objetivos, forma como será realizado; a passeata faz parte dele”, destaca a diretora. Segundo ela, atividades como a passeata fazem parte de metodologias ativas que buscam mudar os “territórios” de aprendizado. O mutirão, por sua vez, é resultado de esforços de diversas secretarias municipais como Educação, Saúde, Assistência Social, Casa da Agricultura, entre outras.

Publicidade

Veja também