Em Prudente, 36 cursos de graduação são estrelados

Ao todo, a Unesp teve seus 105 cursos de graduação ponderados pela pesquisa, desses, 40 receberam cinco estrelas; 53 obtiveram quatro e 12 foram contemplados com três.

PRUDENTE - Alana Pastorini

Data 08/09/2013
Horário 20:43
 

As quatro instituições de ensino superior de Presidente Prudente somam juntas 36 cursos estrelados pelo Guia do Estudante (GE) 2014. O número de estrelas varia de 3 a 5, conforme a qualidade da disciplina. Os dados da pesquisa, que é de responsabilidade da Editora Abril e está em sua 22ª edição, foram revelados no final de agosto às instituições. Em 11 de outubro, ocorre seu lançamento. Somente quatro cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) receberam o conceito máximo, de cinco estrelas cada.

Jornal O Imparcial 22 cursos da Unoeste foram contemplados com 3 e 4 estrelas

A avaliação, de acordo com a Assessoria de Imprensa do guia, é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de cursos, que emitem conceitos que permitem classificá-los em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Ao todo, a Unesp teve seus 105 cursos de graduação ponderados pela pesquisa, desses, 40 receberam cinco estrelas; 53 obtiveram quatro e 12 foram contemplados com três. Do total, nove disciplinas do campus de Prudente foram estreladas, sendo elas: Arquitetura e Urbanismo (4), Ciência da Computação (4), Educação Física (4), Engenharia Ambiental e Sanitária (5), Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (5), Estatística (4), Fisioterapia (4), Geografia (5) e Pedagogia (5).

A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) teve 22 cursos estrelados, cujos conceitos ficaram situados entre 3 e 4 estrelas. O pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste, por meio da assessoria da entidade, comenta que o resultando vem do reconhecimento de um trabalho em conjunto, desempenhado pela administração, coordenação, professores e alunos.

Os cursos com quatro estrelas da Unoeste são: Ciências Contábeis, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e Sistemas de Informação. E com três estrelas destacaram-se Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Farmácia, Fonoaudiologia, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Turismo e Zootecnia. "Vale lembrar que nem todos os cursos do País são estrelados e o GE faz a indicação dos melhores com três, quatro e cinco estrelas, conforme critérios próprios de avaliação", argumenta a assessoria.

 

Com três estrelas

De acordo com o Departamento de Comunicação das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, dos sete cursos oferecidos, quatro foram avaliados e todos receberam três estrelas. Sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Direito. "Trata-se de mais um resultado positivo que se soma a outras conquistas da faculdade, como o Selo Ordem dos Advogados do Brasil Recomenda, Selo Você S/A – Melhores MBAs do Brasil, Guia do Estudante – Melhores Universidades, entre outras", afirma o setor.

Todos os 19 cursos da Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp) foram avaliados, entretanto, até o momento somente o de Secretariado Executivo Trilingue recebeu três estrelas. Em 2011, o curso de Turismo também recebeu três, o mesmo conceito.

Veja também