Em SP, Prudente recebe Prêmio Luiza Matida de eliminação da transmissão vertical do HIV

Entrega do prêmio ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Centro de Convenções Ibirapuera

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/12/2022
Horário 13:56
Foto: Cedida
Premiação integra a 7º Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita
Premiação integra a 7º Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e do DST/Aids – Ambulatório Médico foram a São Paulo, para receber a 4ª edição do  Prêmio Luiza Matida, concedido a 236 municípios de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis. A premiação integra a 7º Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Os desafios da eliminação da sífilis congênita - teste, trate e cure a sífilis adquirida”.

A entrega do prêmio ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Centro de Convenções Ibirapuera, com a presença da secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, da coordenadora do DST/Aids, Gláucia Tavares de Brito, do farmacêutico do programa, Jefferson Saviolo, e da enfermeira responsável pela Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Priscila Azevedo.

Prudente foi uma das cidades selecionadas para a premiação da transmissão vertical do HIV. De acordo com a secretária da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Márcia Lima Dantas, a Semana Paulista tem como objetivo discutir os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado de São Paulo, além de apresentar experiências exitosas desenvolvidas no território. “Prudente é um exemplo de boas práticas. É muito gratificante esse reconhecimento, é a confirmação de um trabalho que vem sendo construídos há anos pela equipe”.

 

Certificação do Ministério da Saúde

Parte da equipe segue para Brasília, onde será entregue o certificado de município livre da transmissão vertical do HIV, concedido pelo Ministério da Saúde. A premiação oficial será na quarta-feira, dia 7.

Presidente Prudente é a quarta cidade do país a receber a certificação pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, só São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Umuarama (PR) possuíam o certificado.

 

PRÊMIO PEDIATRA LUIZA MATIDA
O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem à médica pediatra Luiza Matida, falecida em 2014. Ela coordenou a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. A redução dos casos de TV do HIV e a organização das ações de controle da sífilis no Estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também