Em três dias, Matarazzo realiza 621 atendimentos a pacientes com sintomas de dengue

Espaço no centro cultural foi aberto na segunda-feira para ampliar rede de enfrentamento à doença; cidade soma 5.846 casos positivos desde início do ano

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/03/2023
Horário 13:24
Foto: Cedida
Centro de Combate à Dengue no Matarazzo segue com grande demanda de pacientes
Centro de Combate à Dengue no Matarazzo segue com grande demanda de pacientes

Em Presidente Prudente, o Centro de Combate à Dengue no Centro Cultural Matarazzo segue com grande demanda de pacientes. De acordo com a Prefeitura, nestes primeiros três dias de funcionamento da unidade de apoio, foram realizados 621 atendimentos. O espaço foi aberto na segunda-feira.

Em relação ao número de casos de dengue confirmados até o momento, conforme balanço divulgado nesta quinta pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), há 5.846 diagnósticos positivos. Outras 2.680 notificações foram descartadas.

Na unidade do Matarazzo, as equipes de saúde realizaram 160 atendimentos na segunda-feira, 214 na terça e 247 atendimentos nessa quarta.

A montagem do espaço contou com apoio e doações da sociedade civil. As cadeiras foram destinadas pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e pelo Conselho de Veneráveis. Os suprimentos, viabilizados pela Cirúrgica Universitária e Laboratório Mastellini.

Rede de atendimento

Prudente mantém todos os atendimentos à dengue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), além de três pontos de acolhimento aos pacientes sintomáticos no Jardim Santana, na Cohab e no Matarazzo.

No Matarazzo, as equipes médica e de enfermagem recebem exclusivamente pacientes com dengue que apresentam sintomas leves, oferecendo consultas e hidratação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Casos urgentes, ou seja, com complicações, como dores abdominais, vômito persistente e algum tipo de sangramento, devem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Jardim Guanabara e Ana Jacinta.

Estratégias do município

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informa que, paralelamente ao atendimento dos pacientes, promove ações de prevenção, como bloqueio dos criadouros e trabalho de nebulização, tendo concluído o Jardim Iguaçu e todo seu entorno e iniciado no Jardim Regina e adjacências.

"É importante reforçar que o papel do munícipe é fundamental no controle da dengue, por meio da limpeza dos quintais e eliminação dos recipientes com água, que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor", alerta.

Publicidade

Veja também