Em um ano, Raphinha vira peça importante do time

Pela seleção brasileira, sua estreia com a amarelinha aconteceu no dia 14 de outubro de 2021 pelas Eliminatórias da Copa do Catar e foi mais que especial: ele anotou dois gols na vitória do Brasil por 4 a 1 contra o Uruguai

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 02/12/2022
Horário 07:44
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Hoje, Raphinha é um dos 11 titulares da seleção brasileira na Copa do Catar
Hoje, Raphinha é um dos 11 titulares da seleção brasileira na Copa do Catar

Depois da passagem pelo CFA em Presidente Prudente, Raphinha rumou para o antigo Pão de Açúcar, hoje Grêmio Audax, de Osasco. Não contente com o clube paulista, o atleta foi para o Imbituba. Em Santa Catarina, Raphinha chamou a atenção do Avaí, onde, em 2015, despontou para o futebol internacional ainda na base. Após boas atuações pelo sub-20 do clube de Florianópolis na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atual camisa 11 da seleção brasileira foi contratado, em 2016, pelo modesto Vitória de Guimarães, de Portugal, onde de fato estreou como profissional.
Na “Terrinha”, entre 2016 e 2018, o brasileiro anotou 22 gols em 85 jogos com a camisa do Vitória de Guimarães. Logo foi fisgado pelo tradicional Sporting, de Lisboa. Ficou uma temporada no clube que revelou Cristiano Ronaldo e marcou nove gols em 21 aparições. 
De Portugal, Raphinha rumou para a Franca, onde entre 2019 e 2020 jogou pelo Rennes. No clube francês, o atleta balançou a rede oito vezes em 36 jogos, o que chamou a atenção do técnico argentino Marcelo “El Loco” Bielsa, que comandava o Leeds United, da Inglaterra. Na Premier League, um dos campeonatos mais fortes do futebol mundial, Raphinha brilhou por duas temporadas: entre 2020 e 2022, anotou 17 gols em 67 partidas. Herdou a camisa 10 do clube inglês na temporada 21/22. Após mais uma boa jornada em canchas britânicas, foi contrato neste ano pelo poderoso Barcelona, da Espanha, onde está atualmente e joga ao lado de estrelas do futebol mundial, tal como o polonês Robert Lewandowski, eleito duas vezes melhor do mundo. 
Pela seleção brasileira, sua estreia com a amarelinha aconteceu no dia 14 de outubro de 2021 pelas Eliminatórias da Copa do Catar e foi mais que especial: Raphinha anotou dois gols contra a seleção uruguaia na vitória do Brasil por 4 a 1 na Arena da Amazônia, em Manaus (AM). Hoje ele é peça fundamental na equipe e um dos titulares de Tite na Copa.

 

Publicidade

Veja também