Em verificação do Ipem, radar da Manoel Goulart é aprovado

Procedimento ocorreu nesta quarta-feira, na área central de Prudente; equipamento precisa estar certificado pelo órgão para aplicar multas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/10/2020
Horário 15:36
Ipem - Equipe realizou verificação metrológica no radar localizado na Rua Manoel Goulart
Ipem - Equipe realizou verificação metrológica no radar localizado na Rua Manoel Goulart

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, nesta quarta-feira, verificação metrológica no radar localizado na Rua Manoel Goulart, na área central de Presidente Prudente. O instrumento foi aprovado. 

Diariamente, o órgão faz a aferição metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

O procedimento leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

A aferição ocorre porque, em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem.

Publicidade

Veja também