EMBAIXADOR ADOTA POLÍTICA DOS "PÉS NO CHÃO"

A equipe tem como origem o Jardim Humberto Salvador, zona norte de Presidente Prudente. O atual presidente do time, Roberto Francelino da Silva, Beto, conta que a equipe foi fundada em 2008, “com o incentivo de um ex-funcionário, Tiago, para dar oportunidade aos atletas do bairro, participarem da terceira divisão naquele ano”, como relembra

Esportes - PAULO TAROCO

Data 06/10/2017
Horário 12:35
Cedida/Roberto Francelino da Silva, Fundada em 2008, equipe do Jardim Humberto Salvador leva o nome de um edifício de PP
Cedida/Roberto Francelino da Silva, Fundada em 2008, equipe do Jardim Humberto Salvador leva o nome de um edifício de PP

Em mais um dia de reportagem da série especial 2017 de O Imparcial sobre as 13 equipes integrantes da Copa Centenário de Futebol Amador de Presidente Prudente – Série Ouro –, a primeira divisão do futebol amador da cidade, a equipe em destaque desta vez é o Embaixador Futebol Clube.

A equipe tem como origem o Jardim Humberto Salvador, zona norte de Presidente Prudente. O atual presidente do time, Roberto Francelino da Silva, Beto, conta que a equipe foi fundada em 2008, “com o incentivo de um ex-funcionário, Tiago, para dar oportunidade aos atletas do bairro, participarem da terceira divisão naquele ano”, como relembra. O nome da equipe surgiu de forma inusitada. Beto conta também que, no instante de cadastrar a equipe no campeonato, juntamente com Tiago, não sabiam qual nome dariam e, assim, nasceu a ideia de prestarem uma homenagem a um prédio localizado na Rua Winston Churchill, no Jardim Paulistano, em Prudente. “Naquele período, prestávamos serviço no edifício Embaixador. O síndico de lá era muito amigo nosso. Então lembramos do nome, gostamos da ideia e ficou”.

Já a definição do escudo não deu tanto trabalho ao presidente. Torcedor do São Paulo, Beto não pensou duas vezes em adotar o formato do distintivo do Tricolor Paulista e colocá-lo na camisa do Embaixador. Como diferenças, além da substituição do vermelho, branco e preto do time da capital, pelo azul e branco, o time prudentino traz dentro de seu emblema o desenho de um edifício, também em homenagem ao edifício Embaixador.

 

Novos rumos

Apesar de surgir no cenário do futebol amador prudentino “sem muitas pretensões”, a equipe chegou à fase final da terceira divisão de 2008, alcançando assim o acesso à segunda divisão de 2009. Nela, o Embaixador foi vice-campeão, garantindo acesso à primeira divisão de 2010. Neste ano, a equipe vence o torneio de início de ano, denominado “Liga dos 5”, vencendo o Guarani, do mesmo bairro, na final. Já na estreia na elite do amador prudentino, mais uma vez, a equipe amargaria outro vice-campeonato. Em 2011, o filme se repete para o Embaixador, ficando novamente com o vice-campeonato. Após isso, a equipe adentrou em um período de resultados menos expressivos, onde não passou da primeira fase em quatro das últimas cinco participações.

Por isso, Beto explica que chegou “a desanimar e pensar em não inscrever mais o time”, motivado pelo descompromisso de alguns ex-atletas que, inclusive, de forma quase exclusiva, “tinham apoio financeiro para jogar”, como conta o presidente. “Neste ano não fizemos nada disso. É um time família, formado por amigos. Temos apoio da minha empresa, de comerciantes e torcedores do bairro. Mas revertemos tudo isso ao time, de forma coletiva e transparente. Mais pés no chão”, fala Beto, ao mencionar as justificativas que fazem o time acreditar na retomada de conquistas no cenário amador prudentino.

 

Elenco:

Goleiros: Luis Beiço, Alemão

Laterais: Maça, Bruninho, Robinho, Maurício Caiabu, César Crepaldi

Zagueiros: Heraldo, Kiel, Ronaldo, Tuty

Meio-Campistas: Val, Cleiton Mascanha, Galinha, Kid, Jonas Lenzoni, Caio, Beiço, Udi, Mizinho, Kebinha

Atacante: Gil, Rangel, Caíque, Emanuel

Técnico: Vágner (Pagodeiro)

Publicidade

Veja também