O auditório do Hospital Iamada, em Presidente Prudente, foi palco sábado (19), de uma ação fundamental para a saúde materna da região: o Curso de Emergências Obstétricas, promovido pela Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
O evento reuniu médicos, enfermeiros e residentes de Prudente, Marília e municípios vizinhos, com o objetivo de reforçar a capacitação das equipes no enfrentamento das principais causas de mortalidade materna no Brasil, como hemorragia perinatal, pré-eclâmpsia e sepse.
“Esse curso é importantíssimo. Ele aborda as emergências obstétricas e as principais causas de óbito materno. Nosso objetivo é capacitar e, com isso, reduzir — ou até zerar — essas mortes evitáveis”, afirmou o diretor regional da Sogesp, Dr. Neiw Iamada.
Falta de conhecimento e apoio: os desafios no atendimento de urgência
Segundo Iamada, um dos maiores obstáculos enfrentados pelas equipes médicas é justamente a carência de treinamento contínuo, materiais adequados e apoio administrativo, fundamentais para colocar em prática o conhecimento adquirido em cursos como esse.
“Treinar é essencial, mas tão importante quanto é garantir que os hospitais e maternidades deem suporte para implementar as práticas de emergência obstétrica no dia a dia”, reforçou.
Treinamento na prática e integração de equipes
A programação contou com estações de simulação prática — as chamadas “ilhas de treinamento” —, onde os profissionais participaram de exercícios realistas para manejo de emergências.
O curso teve participação de professores e especialistas da Sogesp regional e estadual, promovendo um rico intercâmbio de conhecimento entre profissionais experientes e as equipes locais.
A meta: vidas salvas e mortalidade materna zerada
Para a Sogesp, a missão é clara: salvar vidas e garantir que cada vez menos mulheres percam a vida por causas que podem ser evitadas com atendimento ágil e correto.
“Por isso realizamos esse curso não apenas em Prudente, mas em toda a região. A meta é uma só: zerar a mortalidade materna”, concluiu Iamada.
A iniciativa reforça o compromisso da Sogesp em oferecer educação continuada e suporte à prática médica, impactando diretamente na segurança da assistência materna no oeste paulista.
RAPIDINHAS
...
Quarenta por cento dos brasileiros têm mau-hálito. Na maioria, devido a estresse, alimentação ruim, desidratação ou problemas respiratórios, periodontais e hepáticos.
...
Prudente se prepara para receber mais uma edição do Revelando SP, que ocorrerá de 15 a 17 de agosto, no IBC Centro de Eventos.
...
O Revelando é o maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado de São Paulo, e tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 55 edições realizadas ao longo de quase três décadas, é uma festa que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional.
...
Brasil produz 500 milhões de litros de água de coco por ano, sendo 7% mandados para o exterior, especialmente Argentina e Paraguai. Agora, irá também para os EUA.
...
O frio deve começar a diminuir a partir dessa semana.
...
Ponto final: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.