Emilianópolis faz plantão para coleta de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico

Ação será realizada neste sábado, na Casa da Agricultura do município, das 8h às 15h

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 02/03/2024
Horário 07:33
Foto: Cedida
Casa da Agricultura faz plantão neste sábado para troca de óleo de cozinha usado e coleta de lixo eletrônico
Casa da Agricultura faz plantão neste sábado para troca de óleo de cozinha usado e coleta de lixo eletrônico

A Casa da Agricultura de Emilianópolis realiza, neste sábado (2), um plantão para coletar óleo de cozinha usado e também lixo eletrônico. Segundo a assistente técnica agropecuária, Daniele Perreti Bettio Marchi, o plantão é para aquelas pessoas que não conseguem ir durante a semana por conta do trabalho ou que moram em propriedades rurais. “Durante a semana, a Casa da Agricultura também realiza a coleta de óleo de cozinha usado, mas muita gente não tem tempo de levar o produto, por causa do horário de trabalho ou porque mora na zona rural. Então, o sábado é mais tranquilo”.

Óleo de cozinha

Para quem for levar o óleo de cozinha usado, haverá uma troca: a cada quatro litros (2 garrafas pet cheias) de óleo de cozinha usado, ganha um litro de óleo de cozinha novo. De acordo com a assistente técnica agropecuária, o objetivo é reduzir os danos ambientais, pois o descarte incorreto do óleo de cozinha usado é muito frequente, pois as pessoas desconhecem os impactos negativos dessa prática.

O óleo de cozinha não pode ser descartado da mesma forma que os demais resíduos orgânicos e muito menos ir pro ralo. Devido às substâncias insolúveis em água presentes em sua composição, quando descartados de maneira irregular, o óleo pode obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo de esgoto, ou ainda afetar significativamente a vida aquática.

Lixo eletrônico

Tvs, rádios, celulares, telefones, impressoras, eletrodomésticos em geral que estejam danificados ou sem utilidade também podem ser levados até a Casa da Agricultura. De acordo com Daniele, o lixo eletrônico tem se tornado um problema grave e crescente para o meio ambiente e para a saúde humana, se descartado de forma incorreta.

SAIBA MAIS
A Casa da Agricultura de Emilianópolis fica na Rua Mario Heikit Sairo, nº 750 -  Centro. 

Publicidade

Veja também