Emilianópolis oferece programa gratuito de inseminação artificial em bovinos e bubalinos

Ação foi possibilitada através de Acordo de Cooperação Técnico com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2023
Horário 07:18
Foto: Divulgação
Objetivo é melhoramento genético dos rebanhos e econômico dos produtores
Objetivo é melhoramento genético dos rebanhos e econômico dos produtores

A Prefeitura de Emilianópolis, através do Setor de Agricultura e Pecuária, assinou um ACT (Acordo de Cooperação Técnico) com a Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) para oferecer ao pecuarista local inseminação artificial em bovinos e bubalinos gratuitamente. “Quando nos foi apresentado o Programa Mais Pecuária Brasil conversei com o prefeito João Batista Amaral [PSDB], que prontamente aceitou que assinássemos o acordo”, ressalta a coordenadora de Agricultura e Pecuária, Daniele Perreti Bettio Marchi
Segundo a coordenadora, o programa da Conafer compromete-se a efetivar até 600 prenhes com confirmação através de diagnóstico gestacional nas matrizes selecionadas, durante o período de 12 meses, após assinatura do ACT. Tudo de forma gratuita aos produtores que tiverem interesse, sendo realizado todo o processo com técnicos capacitados e portfólios para o produtor escolher o reprodutor com raça e genética desejável para a inseminação. 
“Daremos preferência aos pequenos produtores, pois são os que menos têm acesso e recurso para promover a melhoria de seus rebanhos com essa biotecnologia. O objetivo principal do Programa Mais Pecuária Brasil em nosso município será, além do melhoramento genético, o melhoramento econômico, pois o ganho genético refletirá diretamente no retorno de capital desses produtores, sejam eles criadores de rebanhos de corte ou leite”, afirma Daniele. 
A coordenadora ainda afirma que as expectativas são as melhores possíveis e espera-se que os produtores tenham interesse em aderir ao programa.

Publicidade

Veja também