Empresa apresenta Programa de Segurança em Ambiente Escolar à Prefeitura de Prudente

Projeto pioneiro foi divulgado nesta tarde de quinta a autoridades e já será implementado em quatro unidades educacionais, beneficiando 1.948 alunos

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 14/12/2023
Horário 20:40
Foto: Secom/Prudente
Evento foi realizado na Fundação Inova Prudente
Evento foi realizado na Fundação Inova Prudente

Na tarde desta quinta-feira, a Militium Consultoria e Treinamento apresentou, na Fundação Inova Prudente, o Programa de Segurança em Ambiente Escolar, projeto pioneiro realizado em escolas municipais de Presidente Prudente. Segundo um dos diretores da Militium, Alexandre Fontolan, que conta ainda com o também diretor Silvio Saraiva, e a consultora Paulina Paulino, a empresa foi vencedora de uma licitação realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, via Seduc (Secretaria Municipal de Educação), para prestar serviços de consultoria, assessoria e treinamento entre dezembro de 2023 e maio de 2024, para quatro unidades educacionais que atendem um total de 1.948 alunos.

Constam nos serviços nesse contrato inicial de seis meses: análise e gestão de riscos; diagnóstico com propositura de melhorias nas estruturas físicas e na segurança eletrônica; criação de procedimentos de entrada e saída de alunos, entrada de visitantes e terceirizados; treinamento de procedimentos e protocolos de evacuação e de sobrevivência em caso de invasão de agressores ativos; interlocução com forças de segurança para melhorias da segurança interna e externa do estabelecimento.

“O programa será aplicado em três vertentes do ambiente escolar: estrutura, processos e pessoas. No que diz respeito à parte de estrutura será avaliada toda a parte estrutural das unidades como muros, quantidade de portões, acesso, câmeras, alarmes, por exemplo. Após a avaliação vamos propor soluções a curto, médio e longo prazo, que poderão ser avaliadas pela gestão para serem implementadas conforme as possibilidades. Em alguns casos, apenas um cadeado é a solução”, explicou Fontolan.

Ele destacou que entrevistas já foram iniciadas a fim de saber o que as escolas entendem por segurança, pois o objetivo é capacitar as pessoas para que possam detectar possíveis agressores, serem capazes de abandonar os espaços em situações de perigo e em casos de agressores ativos, o conhecido protocolo run–hide–fight.

Ainda segundo o diretor, a Militium atuará nas unidades por meio de uma equipe multidisciplinar, que inclui militares da reserva, psicólogos, educadores, dentre outros profissionais. 

Parabeniza a iniciativa

Marcos Akira Mizusaki, que é promotor de Justiça na Vara da Infância e Juventude de Presidente Prudente, além de manter um grupo formado por integrantes do Poder Judiciário, como promotores e delegados para discutir a segurança nas escolas, parabenizou a iniciativa e afirmou que o Ministério Público está disponível para colaborar com o que for possível.

“Todo trabalho de prevenção é bem-vindo. A cada R$ 1 investido em prevenção, o poder público economiza R$ 4 em tratamento. Temos visto muitos ataques, mas o que a sociedade tem feito para proporcionar tranquilidade aos pais e aos nossos filhos? Parabéns pela inciativa e contem com o Ministério Público”, parabeniza o promotor.

Marco zero da política pública

Inicialmente, a Seduc fez uma pesquisa com as 63 escolas que compõem a rede para avaliar quais tinham interesse em receber o Programa Segurança no Ambiente Escolar. Desse total, 11 demonstraram disponibilidade. Entre as 11, quatro foram selecionadas, de acordo com os indicadores e a localidade. 

A secretária municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes dos Santos Oliveira, declarou que esse programa é o marco zero da política pública no âmbito educacional no município. “Hoje é uma tarde muito importante. Tenho certeza que, com a implantação do projeto, seremos referência em âmbito estadual e até nacional, pois atualmente as escolas lidam com um medo de uma situação não pedagógica”, frisa.

Eder José, presidente do Conselho de Escola do Maria do Socorro, também subiu ao palco para comentar o projeto, que tem acompanhado na unidade escolar. “Projeto de muita importância, que veio para zelar pelo nosso bem maior. Conheci de perto os profissionais e afirmo que são pessoas preocupadas com o próximo. Agradeço à administração municipal pelo cuidado e que o programa possa atingir todos os alunos da rede.

A coordenadora de gestão educacional, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, também marcou presença na apresentação do importante projeto. 

(Com Secretaria Municipal de Comunicação) 

ESCOLAS CONTEMPLADAS

Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida - Cecap
Diretora: Juliane Francischetti
468 alunos – Fundamental I

Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros - Jardim Guanabara
Diretora: Clara Cristina Tenório Daguano
350 alunos - Infantil e Fundamental I

Escola Municipal Giseli Dalefi - Residencial Universitário
Diretora: Luciana Boaro
720 alunos - Infantil e Fundamental I

Escola Municipal Professora Vilma Alvarez Gonçalve”- Jardim Cambuci
Diretora: Juliana Moreno
410 alunos - Infantil e Fundamental I

Foto: Militium Consultoria e Treinamento


“Todo trabalho de prevenção é bem-vindo”, parabeniza Marcos Mizusaki, promotor de Justiça

Publicidade

Veja também