Empresa receberá de graça resíduos recolhidos em ação comunitária na região

Transforma Energia fechou parceria com seis cidades, que vão destinar materiais para que sejam transformados em energia renovável

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/09/2021
Horário 15:51
Foto: Cedida
Campanha visa dar destinação correta aos resíduos produzidos nos municípios
Campanha visa dar destinação correta aos resíduos produzidos nos municípios

Neste sábado, é comemorado o Dia Mundial da Limpeza. Pelo quarto ano consecutivo, voluntários percorrerão vários pontos das cidades retirando resíduos descartados de forma irregular em praças, parques e fundos de vale. 

Neste ano, a Transforma Energia - um moderno complexo industrial de recebimento de resíduos com sede em Caiabu - promove a ação "Transforma de Portas Abertas" para o recebimento e destinação correta de todo material recolhido em vários municípios da região, de forma gratuita, por meio de parceria com as prefeituras.

"Essa campanha é de grande importância para que as pessoas tenham uma opção de destinação correta e não descartem os resíduos em qualquer lugar, como fundos de vales. E, assim, evitar o acúmulo e criação de vetores, como mosquito da dengue e até de escorpiões, com alta incidência em Presidente Prudente", comenta a engenheira ambiental da Transforma Energia, Nelissa Garcia Balarim.

Até o momento, já confirmaram participação na campanha as cidades de Caiabu, Martinópolis, Anhumas, Pirapozinho, Indiana e Álvares Machado. “A Transforma está à disposição para auxiliar os demais municípios que queiram somar forças neste movimento em prol do meio ambiente”, frisa Nelissa.

"A Transforma Energia está de portas abertas para receber um passivo ambiental, que não é só do município, mas do gerador pessoa física ou jurídica. Se a pessoa tem um sofá, armário, cadeira, resto de material de obra ou madeira e quiser nos destinar, não cobraremos nada", pontua o diretor-presidente da Transforma Energia, Felipe Barroso.

Economia para as partes

Barroso ressalta a economia gerada aos cofres públicos e privados por meio da ação promovida pela Transforma Energia ao receber os resíduos das cidades sem cobrar pelo serviço. "Os aterros sanitários cobram entre R$ 80 a R$ 120 por tonelada para dispensar esses materiais. E nós estamos fazendo isso de graça, seja para pessoas físicas, jurídicas ou prefeituras", diz. "Estamos abertos para ajudar na limpeza urbana, sem custo e ainda auxiliando as prefeituras a evitar gastos públicos”, complementa. 

Ele chama atenção ainda para o reaproveitamento de todo material, que será transformado em energia renovável. “Além do resíduo ser processado e reutilizado, vai se tornar energia renovável e não ser simplesmente enterrado. De um passivo de cidade suja a gente transforma para geração de energia renovável, contribuindo para minimizar os efeitos da crise energética que estamos passando", pondera.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza tem como missão a conscientização da sociedade sobre os impactos ao meio ambiente por conta de resíduos sólidos urbanos descartados irregularmente.

Nascida em 2008, a ação mobilizou voluntários para a limpeza de bairros, praias e demais espaços públicos na Estônia, país no norte da Europa com pouco mais de 1,3 milhão de habitantes. A iniciativa que visava limpar todo o país em cinco horas reuniu mais de 50 mil pessoas naquele dia. 

A ideia deu tão certo que percorreu o mundo, totalizando mais de 180 nações unidas para uma "limpeza total". Após 11 anos, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza com status de movimento global. Desde 2018, cerca de 50 milhões de pessoas saíram de casa para limpar rios, praças e parques.

Serviço

Em Indiana e Álvares Machado, serão realizadas campanhas de coleta no dia e ao longo da próxima semana. Em Machado, haverá mutirão de limpeza amanhã, das 8h30 às 11h30, com concentração no Campo Municipal, que fica na Rua Monsenhor Nakamura, s/nº.

Durante a manhã, será feito o credenciamento das pessoas participantes. Em seguida, limpeza mental, alongamento e caminhada. Às 9h30, início do mutirão.

De 20 de setembro a 1º de outubro, a Prefeitura fará o recolhimento dos resíduos por setor. A cada dia, bairros diferentes serão atendidos pela iniciativa.

Publicidade

Veja também