Encontro de aeromodelismo agrega praticantes

Esportes - Aline Camargo

Data 16/11/2013
Horário 06:50
Ocorreu ontem, na pista Costa & Cia de Álvares Machado, o 1º Encontro de Aeromodelismo e Helimodelismo Costa & Cia Lazer. O evento contou com a participação de praticantes de Presidente Prudente e região, que fizeram apresentações e competições de aeromodelismo. Hoje, o evento continua, a partir das 10h, porém não haverá competições, mas somente a prática de voos livres e um churrasco de confraternização entre os presentes. Qualquer pessoa pode comparecer e quem desejar participar da atividade basta pagar uma taxa de R$ 30.

Jornal O Imparcial Adeptos se encontram durante dois dias para trocar experiências

De acordo com um dos organizadores, Paulo Sérgio Silva, esse encontro é o primeiro a ser feito com o intuito de reunir amigos que praticam a modalidade. "Todos os finais de semana nós nos encontramos aqui na pista para praticar os voos, mas esse encontro foi realizado mais como uma confraternização de final de ano entre amigos, onde preparamos também algumas competições", diz.

Robson Takata, também um dos organizadores, explica sobre as modalidades da competição, que foram Caça Raposa e Urubu Fly. "O Caça é onde um dos participantes pendura uma fita no avião e os outros vão atrás para cortarem a fita, quem o fizer primeiro é o vencedor, enquanto o Urubu Fly os praticantes decolam os aeromodelos e quem realiza o melhor planeio sem motor ganha a competição", explica.

Os prêmios foram um avião aeromodelo, na primeira modalidade, e uma Asa Zag na segunda. Ainda segundo Takata, os modelos utilizam combustíveis, de acordo com o tipo do aeromodelo, como gasolina, querosene, e a espécie Glow, onde é feita uma mistura de metanol, nitrometano e óleo. O tempo de voo de cada modelo é em torno de 10 minutos no ar.

 

Vontade de voar


O instrutor e também profissional do ramo, Ricardo Reis, Diba, trabalha e pratica o aeromodelismo há 15 anos. "Geralmente quem inicia no aeromodelismo começa como hobby, eu já iniciei na montagem, venda de acessórios e equipamentos e depois comecei a praticar realmente", conta.

O também praticante da modalidade, Guilherme Maronesi Chiarioni, de Birigui (SP), foi no local para prestigiar o evento. "Eu pratico há 23 anos como hobby mesmo e hoje fui convidado para prestigiar a apresentação dos colegas aqui de Prudente", relata.

Ao final foi feito sorteio, entre os participantes, de um galão de combustível, um motor, duas diárias no Hotel Portal D’Oeste entre outros brindes, como bonés e camisetas. Em Prudente, cerca de 70 pessoas são adeptas da prática do aeromodelismo e helomodelismo.
Publicidade

Veja também