Encontro fomenta liderança de grêmios estudantis em escolas estaduais

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 17/03/2016
Horário 16:21
 

Incentivar o espírito de liderança entre os estudantes, abordar a importância das atividades dos grêmios estudantis e propiciar um momento de dinâmicas, diálogos e conhecimento entre educadores e alunos. Assim foi o 1º Encontro de Gremistas e Lideranças, realizado na manhã de ontem, na Diretoria de Ensino da Região de Presidente Prudente. O ato reuniu cerca de 150 pessoas de 44 escolas estaduais da região, em um momento de bate-papo, formação e debates entre os presentes.

De acordo com a PCNP (professora coordenadora do Núcleo Pedagógico) e uma das organizadoras do evento, Gisele Grajanin, o ato visa, principalmente, trabalhar com os estudantes os aspectos de liderança nas instituições educacionais, para que sejam protagonistas e membros atuantes de suas escolas. "É preciso que os alunos despertem e se envolvam nos assuntos das unidades de ensino em que estudam", observa.

Jornal O Imparcial Evento reuniu cerca de 150 pessoas de 44 escolas estaduais

A PCNP ressalta que, atualmente, apenas 20% das escolas possuem um grêmio estudantil atuante. Diante disso, os representantes querem uma participação mais concreta, em que os alunos sejam mais presentes nos debates e nas ações que dizem respeito ao corpo estudantil como um todo. "É necessário que exista mais representações através do grêmio", sinaliza.

Outro ponto que integra a realização do encontro regional é, justamente, o incentivo para que os estudantes montem as chapas e instituam os grêmios em suas escolas – onde ainda não existe – ou que se candidatem – nas instituições que já possuem um grêmio formado. "É uma forma de contribuir com o corpo escolar", menciona Gisele. Além disso, ela explica que os adolescentes que participaram da reunião têm a oportunidade de replicar as informações adquiridas para os demais amigos da escola, uma forma, segundo explica, de dar forças para o aparecimento de novas lideranças entre os jovens.

Para o educador e um dos organizadores do evento, Ronaldo Bernabé, e a vice-diretora de escola, Valéria Aparecida Faili Berti, o grêmio representa "a força e a voz" do aluno dentro da instituição escolar, acompanhando, opinando e atuando ativamente nas demandas que os envolvem.

 

Crescimento pessoal

"Liderança que brota na escola, dá suporte para a vida adulta, para o convívio em vários aspectos sociais", cita a dirigente regional de ensino em Prudente, Naide Videira Braga. Ela lembra que o envolvimento dos estudantes nas demandas das entidades "é uma bagagem que contribui para seu crescimento pessoal", por isso, os grêmios estudantis se apresentam tão importantes nas instituições.

 

Visão dos jovens

Integrante do grêmio estudantil da Escola Estadual João Batista Berbet, no distrito de Teçaindá, em Martinópolis, José Roberto de Oliveira Fachiano, 17 anos, diz que "esta é a chance do aluno opinar, expressar o que pensa e participar das decisões da escola". Convidada, junto com outros estudantes, para fazer uma dinâmica no evento, a aluna Carla Geovana Goes Miguel, 16 anos, da Escola Estadual Placídio Braga Nogueira, em Prudente, lembra que está projetando implantar o grêmio estudantil na unidade, com os demais alunos da instituição.

Para Carla, o grêmio cria a oportunidade de uma ligação mais dinâmica entre os alunos e os responsáveis pela escola. "Sabemos quais são as nossas necessidades, o que é necessário para que a escola melhore", enfatiza.
Publicidade

Veja também