Encontro reúne prefeitos da região para apresentar processo de certificação da batata-doce

Objetivo foi sensibilizar lideranças sobre importância da Indicação Geográfica para valorizar produto e proteger território e produtores estabelecidos nele

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/07/2025
Horário 15:00
Foto: Fabio Reis
Encontro destacou benefícios da certificação da batata-doce para 13 municípios envolvidos
Encontro destacou benefícios da certificação da batata-doce para 13 municípios envolvidos

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região) e a Prefeitura de Presidente Prudente reuniram, na última sexta-feira, prefeitos e representantes da região para sensibilização sobre o processo de certificação da IG (Indicação Geográfica) da batata-doce da região. Na ocasião, foram apresentadas também as expectativas para a 6ª edição da Batatec, que nasceu para destacar a batata-doce e colocá-la em posição de protagonista.

O encontro ressaltou como a certificação agrega valor ao produto, além de proteger o território e os produtores estabelecidos nele. O território contempla 13 municípios da região: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Indiana, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Santo Anastácio, Santo Expedito e Tarabai.

O Sebrae atuou durante todo o processo de pedido da IG e o objetivo é universalizar informações de produção e elevar o nível tecnológico dos produtores rurais da região. “Com a certificação de indicação geográfica, vai ser possível valorizar ainda mais a batata-doce de altíssima qualidade e demonstrar a diferenciação do nosso produto em relação aos outros. Além disso, teremos proteção contra fraudes e usos indevidos, fortalecimento da identidade e cultura regional, melhoria da qualidade e padronização, acesso a novos mercados e fomento a exportações. O intuito é impulsionar o emprego e renda e alcançar sempre a cooperação entre os produtores”, destacou José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae-SP.

Identidade da mercadoria

Nelson Monteiro, presidente da Aprobarpp, pontuou a importância da união dos municípios envolvidos na valorização da batata-doce. “São 13 municípios unidos no mesmo propósito, isso é fantástico para nós. A indicação é uma identidade da mercadoria que você está produzindo na sua lavoura, isso em nível nacional, muito importante na hora da venda”, pondera.

Tiago Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico de Prudente, também destacou a relevância do encontro. "Reunir prefeitos e lideranças regionais em torno de um assunto que contribui de fato para o desenvolvimento econômico municipal e regional foi engrandecedor. A região só crescerá quando lideranças caminharem para o mesmo lado e vimos isso na reunião", avalia.

Lucy Rocha de Souza, vice-presidente da Aprobarpp, ressaltou a força do mercado: são mais de 4 mil hectares de plantação de batata-doce na região, ocupando o 1º lugar no ranking de produção em São Paulo e o 2º no país. “Precisamos trabalhar em redes, descentralizar os serviços. Todos vão conhecer da mesma forma, falar a mesma língua e facilitar o acesso à informação e divulgação. Produzimos um alimento saudável, seguro, rico em vitaminas e os produtores que estão na ponta sabem produzir e fazer. É por isso que estamos aqui e é isso que queremos mostrar na 6ª edição da Batatec. Apresentar novas tecnologias para o produtor, novas propostas de palestras e tecnificar o produtor”, denota.

O processo para obtenção da certificação de indicação geográfica de procedência da batata-doce da região de Presidente Prudente teve início em 2019 e avançou por 12 etapas. Em 2024, foi depositado o pedido no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que agora segue em análise do registro de mérito. Neste ano de 2025, foi protocolado o pedido de reconhecimento da CPL (Cadeia Produtiva Local) da batata-doce junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

Batatec em Prudente

A 6ª edição da Batatec ocorrerá entre os dias 24 e 27 de julho, no IBC Centro de Eventos. A feira conta com palestras e espaços técnicos para que as empresas possam apresentar suas tecnologias, atuações no mercado e perspectivas futuras. O público-alvo inclui empresários do setor, empreendedores, técnicos, consultores, produtores rurais, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes de graduação e a população em geral. Além da parte técnica, o evento conta com uma estrutura gastronômica, com pratos e cervejas artesanais confeccionados a partir de variedades de batata-doce.

Publicidade

Veja também