Energia verde

OPINIÃO - José Maurício O. Leme Jr.

Data 26/04/2022
Horário 05:00

Situações climáticas, escassez energética e inflação são apenas alguns indícios de que muito há de ser melhorado. Partindo do pensamento do filósofo Heráclito, "o mundo e a natureza são constantes movimentos. Tudo muda o tempo todo, e o fluxo perpétuo é a principal característica da natureza", já passou da hora de se criar medidas para reduzir as emissões de gases com efeito estufa e poluição, a fim de melhorar a qualidade do ar.  
Uma pesquisa realizada pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores) revela que somente em 2021 foram fabricados 2,24 milhões de veículos no Brasil, e a produção de caminhões teve alta de 74,6% no mesmo ano. Veículos movidos a diesel são responsáveis pela metade da concentração de compostos tóxicos no meio ambiente, segundo o Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). 
O biometano é um combustível derivado do biogás. É produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos que são decompostos, como por exemplo, da cana-de-açúcar. Esta matéria-prima pode ser aproveitada para geração de energia térmica, elétrica e como combustível veicular, podendo atender residências, comércios, indústrias e veículos leves e pesados. Seu uso em frotas de veículos minimizaria a dependência de combustíveis fósseis, já que emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao diesel.
Por meio da parceria entre a GasBrasiliano, empresa responsável pelo Programa Cidades Sustentáveis, Usina Cocal e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, ao que tudo indica, ainda neste ano, Presidente Prudente passará a ser abastecida com biometano. As obras iniciaram em agosto de 2021, e o projeto lançado em 2019, com parecer favorável da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).
Uma vez implantado, Presidente Prudente será a primeira cidade com um sistema exclusivo de distribuição de biometano do país. O município de Pirapozinho também está incluso no mesmo projeto. No destaque nacional, além da sustentabilidade, economicamente falando, promove diversidade energética, geração de renda, competitividade à indústria e fomento à expansão da rede em regiões mais distantes. 
Em março recente, o governo federal criou linhas de crédito para o setor, e instituiu o “crédito de metano”. A ideia é conceder incentivo adicional a projetos de usinas de biogás e biometano.  
A UEPP apoia iniciativas autossustentáveis que melhorem a qualidade de vida e colaborem com o desenvolvimento socioeconômico regional. 
 

Publicidade

Veja também