Energisa investe R$ 400 mil em sistema de energia fotovoltaica na sede do CPI-8 em PP

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/07/2022
Horário 12:58
Foto: Cedida
Solenidade de entrega oficial do projeto foi realizada na semana passada, no auditório do comando
Solenidade de entrega oficial do projeto foi realizada na semana passada, no auditório do comando

A Energisa Sul-Sudeste concluiu a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente. Por meio do PEE (Projeto de Eficiência Energética), a empresa investiu R$ 400 mil na unidade, que também recebeu 34 novos condicionadores de ar, bem como a troca de cerca de 140 lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led. 

A solenidade de entrega oficial do projeto foi realizada na semana passada, no auditório do comando, com a presença de representantes da Energisa e da Polícia Militar. Conforme destacado pelo coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, e pelo gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, o projeto de modernização do sistema elétrico e iluminação mais eficiente do CPI-8 foi aprovado mediante chamada pública regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

“Esses projetos de eficiência energética têm como propósito estimular o uso consciente e seguro da energia elétrica. A partir da instalação do sistema fotovoltaico, substituição de lâmpadas e de aparelhos de ar-condicionado, viabilizamos uma melhoria direta à Polícia Militar e, consequentemente, à comunidade que é atendida pela corporação que agora conta com um sistema que gera economia, tanto com a energia elétrica, quanto com a manutenção dos equipamentos”, enfatiza Thiago.  

O Comando de Policiamento do Interior-Oito “enaltece esta importante parceria com a Energisa Sul-Sudeste que, além de propiciar economia ao custeio do erário, contribuiu de forma criativa à diversidade em nossa matriz energética, com a produção de energia elétrica limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e ecossistemas”. Ainda assim, permanecemos atentos às boas práticas quanto ao consumo consciente e sustentável, contribuindo com a qualidade de vida da geração atual e futura”, completa.   

Economia
Realizadas por uma empresa terceirizada, as obras foram concluídas no último mês e resultarão em economia nos gastos com energia elétrica para a corporação, uma vez que a estrutura situada às margens da Avenida Joaquim Constantino concentra instalações do CPI-8, 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).    

Com 100 módulos, o sistema de geração de energia fotovoltaica instalado na sede do CPI-8 tem geração anual de 60,55MWh. Somando isso aos novos condicionadores de ar e a substituição das novas luminárias de tecnologia LED que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais, a estimativa é uma economia de aproximadamente 30%.  

 

  

 

Veja também