Engasgo

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 04/01/2024
Horário 03:33

Uma bebê de um mês de vida foi socorrida por policiais militares após ficar engasgada nesta quarta-feira (27), em Sagres. Segundo a Polícia Militar, os agentes do 25º Batalhão foram acionados para atender uma ocorrência de engasgamento em uma área rural do município. Ao chegar ao local, os soldados Taimis e Gustavo encontraram a recém-nascida engasgada e cianótica. Os militares começaram os procedimentos de desengasgamento imediatamente. Ao utilizar a Manobra de Heimlich, técnica usada para desobstruir as vias aéreas, a criança voltou a respirar.

MUSEU
Em recente entrevista à TV Folha Regional, o diretor de Turismo da Prefeitura de Lucélia, Fernando Morais, confirmou a intenção de instalação de um Museu Municipal. “Realmente a instalação de um Museu Municipal está dentro do Plano Diretor e estamos trabalhando para que isso possa tornar-se realidade”, afirmou. Fernando destacou que a realização do Festival da Amizade - O Grande Encontro também irá servir de subsídio para ajudar também a levantar material para a futura instalação do Museu Municipal. Fernando Morais ressaltou que Lucélia é muito rica de história regional e até estadual, sendo que a instalação de Museu Municipal será importante para mostrar e preservar para a atual e futura gerações.  “Lucélia é uma cidade como poucas no Brasil, que foi vila, distrito, município e comarca, sendo também habitada por um grande número de diferentes nações”, destacou.

SEM FUTEBOL
O Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, de Osvaldo Cruz, continua interditado por tempo indeterminado para receber as obras necessárias para utilização dentro das normas. O contrato para a execução desta parte da obra é para ser executada até o ano de 2025, porém, a intenção é concluir os trabalhos em 2024. Após essas obras, a Prefeitura terá que realizar outras complementares para que seja regularizada toda a documentação necessária para que o estádio municipal seja liberado pelos órgãos técnicos como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Sem as obras necessárias no estádio municipal, o presidente do Azulão, Rubens Romanini, confirmou que em 2024 não haverá futebol em Osvaldo Cruz: isso vale para o profissional e para as categorias de base, como sub 15 e sub 17. Continua apenas o projeto social das categorias de base.

TÊNIS DE MESA
A Academia de Tênis de Mesa “Dr. Márcio Duarte Pereira” inicia atividades em 2024 com o projeto de férias. Podem participar todos que queiram praticar o esporte como iniciante, treinamento ou recreação. Será de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, funciona um projeto especial para veteranos focando esporte e recreação. A academia funciona numa parceria da Prefeitura, Secretaria de Esportes e Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural). É um serviço gratuito, com disponibilização de mesas, raquetes e bolinhas.

1° FERIADO RELIGIOSO DO MUNDO
Irapuru festejou ontem o Dia de Santa Genoveva, padroeira do município, sendo o primeiro feriado religioso do mundo. Com missa às 9 horas, além dos irapuruenes, pessoas de outras cidades também vieram pedir proteção, já que a Igreja Católica tem Santa Genoveva que é invocada contra enchentes, vendavais, catástrofes e calamidades.

CHÁ DA ESPERANÇA
Os organizadores da promoção mais concorrida da região já iniciaram as vendas de seus convites a partir de ontem. Trata-se do 17° Chá da Esperança, de responsabilidade do Lions de Dracena Cinquentenário, cuja renda é voltada à Casa dos Velhos. Será realizada nos salões dos Vicentinos no dia 2 de março, às 14 horas, com sorteio de valiosos prêmios.

GIRASSÓIS
No espaço situado no Parque dos Pioneiros, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente plantou cerca de 30 mil sementes de girassóis. Quem circula pelo Parque dos Pioneiros, a principal área de lazer de Adamantina, já se encantou com o novo campo instagramável de girassóis. O local, preparado especialmente para esta temporada de festas, está no auge da floração, proporcionando registros memoráveis. Após a ideia e aprovação do prefeito Marcio Cardim, a pasta buscou a espécie ideal para este tipo de ação, sendo plantada em época para que a floração ocorresse neste período de festas. “Contamos com apoio da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária], que cedeu cerca de 30 mil mudas da espécie F1, de primeira linha, com custo zero”, conta.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Eu prefiro ser feliz,
Mesmo eu sendo um pobre.
Adianta ser infeliz,
Só pra dizer que é um nobre?
                                                             (José Costa)

Publicidade

Veja também