O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) abre inscrições para a segunda etapa do Fórum de Políticas Públicas e do CRP (Congresso Regional de Profissionais), na cidade de Presidente Prudente, entre os dias 23 e 24 de maio. Os encontros dão continuidade ao ciclo de 2025, que tem como objetivo abrir espaços qualificados de discussões sobre a construção de um futuro mais inovador e sustentável para a área tecnológica e para toda a sociedade. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Sympla (sympla.com.br/produtor/creasp).
De acordo com a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, esses eventos aproximam o conselho da população e de quem constrói o Estado todos os dias. “São oportunidades de fortalecer o diálogo com o poder público, fomentar propostas técnicas para o desenvolvimento estadual e valorizar o protagonismo das engenharias, agronomia, geociências, tecnologia e design de interiores na formulação de políticas que impactam diretamente a vida das pessoas”, aponta.
A série de fóruns é itinerante e foi lançada pela atual gestão do conselho em 2024. Este ano, a iniciativa já passou pelo município de São Bernardo do Campo (SP), no mês de abril. Agora, é a vez dos profissionais do oeste paulista se conectarem com seus pares em uma oportunidade de troca de experiências, aprendizados e para contribuírem com sugestões de melhorias diante de desafios locais sobre a temática “Da gestão ao impacto: resíduos, clima e qualidade de vida”. A programação tem início nesta sexta-feira, a partir das 18h30, no auditório Limoeiro do campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572, com presença de autoridades regionais.
Entre os especialistas convidados, está o arquiteto e mestre em Engenharia Civil, Mauricio Guerra, diretor de Meio Ambiente Urbano do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática), que ministra uma palestra sobre cidades inteligentes.
Já a mesa de debate conta com a participação do engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia); o arquiteto Carlos Alberto Bachiega, presidente do DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis); a engenheira civil Anna Carolina Oliveira Consolim Ribeiro, inspetora do Crea-SP que atua na Prefeitura Municipal de Salto Grande (SP); e Mateus Martins Godói, diretor-presidente da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento).
Já no sábado, é a vez do auditório Limoeiro do Unoeste receber a segunda edição de 2025 do CRP, com abertura às 9h30. Os participantes podem optar por acompanhar um dos cinco eixos temáticos do evento: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético.
Em sua 12ª edição, o congresso representa uma chance única de contribuir com soluções que visam atender às demandas da classe e da sociedade como um todo. A ação coordenada pelo Confea é realizada a cada três anos. Inicialmente, cada Crea promove suas fases regionais, com espaço aberto para ouvir e identificar propostas. Depois, o Congresso Estadual reúne e elege as melhores sugestões para levar ao CNP (Congresso Nacional de Profissionais), onde é feita uma votação para somar as ideias à pauta legislativa do Sistema Confea/Crea e Mútua.
Após São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, o terceiro encontro do fórum e do CRP está previsto para os dias 6 e 7 de junho, em Barretos (SP). As datas de 4 e 5 de julho, em Botucatu (SP), marcam o encerramento das fases regionais. Em seguida, vem o Congresso Estadual, que tem programação agendada para 15 e 16 de agosto.
Serviço
Fórum de Políticas Públicas e Congresso Regional de Profissionais do Crea-SP - Etapa Presidente Prudente
- Datas: 23 e 24 de maio (sexta-feira, dia 23, a partir das 18h30, e no sábado, dia 24, às 9h30)
- Local: Auditório Limoeiro da Unoeste, campus 2
- Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 572