Engenheiro de PP se notabiliza por construção de pontes mistas  

Fernando Húngaro fala sobre bom custo-benefício dos dispositivos, que são instalados em poucas horas ou dias, diferentemente de uma solução convencional que geralmente dura meses

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/04/2023
Horário 15:02
Foto: Cedida
Entre os projetos do engenheiro civil, Fernando Hungaro, está a ponte sobre o Rio Mandaguari, em Presidente Prudente
Entre os projetos do engenheiro civil, Fernando Hungaro, está a ponte sobre o Rio Mandaguari, em Presidente Prudente

Natural de Presidente Prudente, o engenheiro civil, Fernando César Húngaro, consultor técnico da empresa Ecopontes, tem se notabilizado pela construção de pontes mistas, sustentáveis, de bom custo-benefício, que são instaladas em poucas horas ou dias, diferentemente de uma solução convencional que geralmente dura meses.

Entre os projetos do engenheiro estão a ponte sobre o Rio Mandaguari, em Presidente Prudente, inaugurada no início do ano pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a construção de um dispositivo sobre o Rio Jequitinhonha para uma empresa do segmento de papel e celulose, na região Sul da Bahia, a ser inaugurado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o engenheiro civil, por serem compostas por vigas longarinas em perfis de aço e laje de tabuleiro em concreto armado, as pontes mistas são uma boa opção para construção de dispositivos em pouco tempo se comparado o processo para construção de dispositivos convencionais. “São de fácil instalação em razão de sua fabricação se dar dentro de uma indústria metalúrgica, ficando pouco trabalho para ser realizado no canteiro de obras, exceto é claro das fundações e apoios”, explica Fernando Húngaro.

De acordo com Húngaro, as pontes mistas têm elevada capacidade de carga e requerem menos manutenção do que as pontes totalmente de concreto, além de serem mais duráveis, com vida útil de mais de 50 anos. “São mais leves e de fácil instalação. Quanto aos valores elas se equiparam as pontes de concreto sendo que podem atingir vãos maiores”, enfatiza.

Por fim, o engenheiro civil cita como exemplo a construção e proporção da ponte sobre o Rio Mandaguari. “A ponte do Mandaguari em Presidente Prudente é uma ponte mista com 42 metros de comprimento e largura de 4,5 metros construída com pré-laje em steel deck, uma tecnologia que utiliza placas de aço galvanizado trapezoidal como forma, agilizando e dando segurança na execução deste tipo de ponte, sendo este também um dos motivos da redução no prazo de execução desta ponte. A capacidade de carga desta ponte é para veículos de até 90 toneladas”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

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