Entidade recebe 272 cadeiras de rodas para destinação sem custo a pacientes da região

Serão contemplados usuários do SUS que possuem solicitação médica; após pedido do município, é feito agendamento para avaliação dos futuros beneficiados

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 17/02/2023
Horário 16:48
Foto: Cedida/Lumen et Fides
Entidade recebeu 272 cadeiras para serem entregues a pacientes de 7 cidades
Entidade recebeu 272 cadeiras para serem entregues a pacientes de 7 cidades

Lumen et Fides, por meio do CER 2 (Centro Especializado em Reabilitação), referência em reabilitação física na região de Presidente Prudente, recebeu nesta semana 272 cadeiras de rodas para serem entregues a pacientes de sete municípios: IepêJoão RamalhoMartinópolis, Mirante do Paranapanema, Prudente, Ribeirão dos Índios e Santo Anastácio.

Para conseguir o equipamento, o paciente deve ser usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) e possuir solicitação médica. O município, por meio do pedido, entra em contato com o CER 2 para agendar a avaliação do paciente através do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Aqueles que estão acamados ou têm maior dificuldade de locomoção são avaliados no seu domicílio. 

Segundo a fisioterapeuta Larissa Borba, as cadeiras são personalizadas com as medidas dos pacientes, a fim de que atendam suas necessidades.

O diretor administrativo e financeiro da Lumen et Fides, Manoel Dionísio Filho, explica que a entidade promove a entrega em várias cidades atendidas pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) sem despesas para o paciente e para o município, pois os equipamentos são custeados pelo Faec (Fundo de Ações Estratégicas de Compensação), que é um recurso federal.

A previsão de entrega é no prazo máximo de 90 dias após a realização do pedido, que é feito no último dia útil do mês.

Ações de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação, da Lumen, oferece e executa ações de reabilitação e habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem e serviço social, além de atendimento médico nas especialidades de ortopedia, neurologia, pediatria e psiquiatria.

Este serviço é referência em dois tipos de deficiências, a física e intelectual, que se enquadrem no rol autorizado de CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde).

Dentro das ações de reabilitação física, há a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, de banho e motorizadas e adaptações posturais, que são custeados pelo Faec, buscando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.

Publicidade

Veja também